No primeiro dia da Quarta Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo, os militantes do partido analisaram o relatório da Comissão Política, do Comité de Verificação e ainda procederam à revisão pontual do estatuto do partido. Porque as discussões foram longas, esta sexta-feira, na Cidade da Matola, os “camaradas” estiveram a analisar o relatório do secretariado do Comité Central, que faz referências às actividades do partido do ano passado, do Gabinete Central de Preparação de Eleições e o Plano de Actividades do partido para este ano.
Os relatórios apresentados, segundo disse a Porta-Voz da Frelimo, foram recebidos com satisfação pelos membros do Comité Central, pois, inclusivamente, fazem uma radiografia estratégia do trabalho do partido. A radiografia em causa inclui a percepção sobre a realidade do país e como o partido pode continuar a melhorar a prestação dos membros e corresponder aos anseios dos moçambicanos.
A Porta-Voz da Frelimo, Ludimila Maguni, disse à imprensa que, na sessão, os debates estão muito participativos e abertos Os participantes convidados, de diferentes áreas sociais, também estão a contribuir. Portanto, a sessão inclui grupos de trabalhos que estão a aprofundar discussões para melhorar os documentos do secretariado.
Até ao princípio desta tarde, o Comité Central da Frelimo ainda não tinha discutido os documentos relacionados ao Plano Quinquenal do Governo, ao Plano Económico e Social e aos primeiros 100 dias de governação.