O País – A verdade como notícia

Médicos retomam greve no dia 29 e falam de caos no sistema de saúde

Foto: O País

A greve dos médicos será retomada no próximo dia 29 de Julho, anunciou, esta segunda-feira, a Associação Médica de Moçambique. Os profissionais continuam a acusar o Governo de se fechar ao diálogo.

Com a retoma da greve, o caos no sistema da saúde nacional vai continuar ou até piorar a partir da próxima segunda-feira, durante 21 dias ou mais, segundo anunciou nesta segunda-feira, em Maputo.

A classe médica diz estar cansada de ser ignorada pelo Governo, por isso  decidiu voltar a paralisar as actividades e prometeu prestar serviços mínimos.

Dos 23 pontos do caderno reivindicativo dos médicos, apenas seis já tiveram resposta do Governo, faltando, assim, 17 por resolver. Destes, os médicos apontam três como sendo os principais: melhoria das condições de trabalho, melhores enquadramentos salariais e pagamento de horas extraordinárias.

Os seis problemas já resolvidos são de menor dimensão, considera a classe, e o destaque vai para o pagamento de “pequenos subsídios”.

No dia 22 de Agosto do ano passado, quando os médicos suspenderam a sua greve, dizem ter tido uma garantia do Governo de criação de uma comissão conjunta de negociação, uma promessa falhada.

Os médicos contabilizaram seis meses sem se reunirem com o Governo para encontrar saídas para os problemas que levantam e pedem a ajuda da população nesta luta.

Desta vez, os médicos prometem não ceder enquanto os seus problemas não forem resolvidos e alertam para o agravamento da situação de atendimento aos doentes nos hospitais, principalmente as mulheres e crianças.

Com os médicos em greve e o Governo sem soluções, os doentes vão continuar a ser sacrificados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos