Maputo vai acolher o prestigiado festival africano de dança contemporânea Danse L’afrique Danse. O evento terá duração de seis dias e vai contar com 26 companhias de dança.
A capital do país vai acolher o prestigiado festival africano de dança, anunciou o conselheiro da acção cultural Laurent Vidal. “Depois de Luanda, em Angola, Antananarivo, em Madagáscar, e Uagadugu, em Burkina Fasso, a bienal da dança em África, iniciada pelo Instituto Francês, vai acontecer em Moçambique, em Maputo”, anunciou Vidal.
Em Maputo, o festival Danse L’afrique Danse vai decorrer em Novembro do próximo ano e vai contar com mais de 20 companhias de dança. Por isso, Quito Tembe, responsável pela organização do evento, afirmou que o país será conhecido internacionalmente através das artes.
“Para nós, é contribuir para que Moçambique seja conhecido através das artes, através do que nós temos de rico que é a criatividade artística. Então, é este Moçambique que nós queremos vender”, enfatizou Tembe, organizador do evento.
Em representação da ministra da Cultura e Turismo, Tiago Langa enalteceu o festival e prometeu que o Governo dará todo o apoio necessário. “O Ministério da Cultura saúda essa iniciativa e dá garantia de que o Governo moçambicano vai dar todo o apoio necessário.”
A cidade marroquina de Marrakech foi a última a realizar o festival no ano passado, dando, agora, espaço para a cidade das acácias receber bailarinos e turistas africanos na bienal Danse L’afrique Danse.