O País – A verdade como notícia

Maputo acolhe reunião do Conselho de Desportos da Região 5

Moçambique acolhe, entre os dias 7 e 13 de Maio, a 1.ª Reunião do Conselho do Desporto da União Africana da Região 5 – AUSC R5 –, evento que vai contar com a presença de dez países-membros da região.

A capital do país vai sediar, durante sete dias, a reunião da AURS5, que vai colocar em cima da mesa as estratégias e planos de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, visando o desenvolvimento do desporto.

Os temas a serem abordados no encontro servirão para a tomada de decisões por parte do Conselho de Ministros do Desporto da Região 5.

Em nota enviada ao “O País”, a Secretaria de Estado do Desporto confirma que dez países membros da região irão participar no evento, designadamente Moçambique (anfitrião), Botswana, Zimbabwe, África do Sul, Angola, eSwatini, Lesoto, Malawi, Namíbia e Zâmbia.

Está, por outro lado, confirmada a participação dos membros do Secretariado e do Secretário Executivo da Região 5, os Secretários Permanentes dos Ministérios do Desporto da região, Directores Nacionais e Gerais, e técnicos especialistas de várias áreas.

Moçambique é membro do Conselho do Desporto da União Africana, Região 5 (AUSC R5), entidade que tem como objectivo utilizar o desporto como um veículo de integração, desenvolvimento desportivo regional e promoção da paz, sendo que nos termos dos Estatutos do Órgão, o país tem a obrigatoriedade de acolher reuniões e outros eventos da AUSC R5.

De recordar que, em Julho do ano passado, o Governo moçambicano, através da Secretaria do Estado de Desporto, assumiu a intenção de sediar em 2024 XI Edição dos Jogos Regionais em 2024. O acordo para o efeito foi rubricado pela Secretaria de Estado de Desporto e o Conselho de Desporto da União Africana da Região 5.

A 1ª edição dos jogos foi em 2004, sendo que vinte anos depois o país poderá testemunhar esta feita da juventude. Durante a estadia em Moçambique, uma equipa do Conselho Superior do Desporto da União Africana Região 5 visitou o campo do Costa do Sol e o Complexo Desportivo da Black Bulls e o pavilhão do Maxaquene.

Lembre-se que a organização desta competição consta do “Projecto da XI Edição consta no Plano Quinquenal do Governo 2020–2024, na Prioridade I, “Desenvolver o Capital Humano e a Justiça Social”,  no que tange à promoção da participação da sociedade, em especial, da juventude nas actividades socioculturais, desportivas e económicas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos