O mapeamento dos pontos de acesso às instituições financeiras em Moçambique deixa de ser manual, a partir desta sexta-feira, ou seja, o processo passa a ser digital.
Para o efeito, o Banco de Moçambique e o Ministério dos Transportes e Comunicações lançaram oficialmente o Sistema de Informação Geográfica dos pontos de acesso aos serviços financeiro.
Na ocasião, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, disse que já estão criadas as condições para a expansão da rede bancária nas zonas rurais no âmbito da inclusão financeira.
“A nossa expectativa é promover uma abordagem integrada na qual a necessidade dos principais sectores económicos é considerada na tomada de decisão”, indicou o governante.
Já o governador do Banco Central entende que a mudança vai influenciar no desenho de políticas neste sector.
“Este projecto tem como principal objectivo a melhoria da capacidade combinada dos pontos de acesso dos serviços financeiros com outras potencialidades socioeconómicas do país disponibilizada pela plataforma”, referiu Rogério Zandamela.
De acordo ainda com o governador do Banco de Moçambique, o nosso sistema poderá ditar a “ascensão da actividade económica nas zonas rurais”, bem como a inclusão financeira.
O lançamento oficial do Sistema de Informação Geográfica dos pontos de acesso aos serviços financeiro contou com a presença de representantes de instituições de crédito e sociedades financeiras, bem como a entidade provedora da plataforma.