A informação circulava desde semana passada em jeito de especulação, e o partido Frelimo teve de “deixar o fruto maduro cair”. Manuel Rodrigues manifestou indisponibilidade e colocou à disposição o lugar de cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Nampula para as eleições autárquicas de 11 de Outubro.
A decisão de Manuel Rodrigues, actual governador de Nampula, terá embaraçado o partido a avaliar pelos pronunciamentos de Celso Correia, director nacional da campanha da Frelimo e chefe da brigada central de assistência à província de Nampula.
“O camarada Manuel Rodrigues Alberto manifestou a sua desistência, colocando à disposição o lugar de cabeça-de-lista na cidade de Nampula. Camaradas, aprendemos e vivenciamos algo que sempre pregamos, que, na Frelimo, o que conta é o seu colectivo. Ninguém é mais forte que a Frelimo, sozinho”.
Celso Correia falava esta segunda-feira durante a realização da sétima sessão extraordinária do comité da Frelimo no distrito de Nampula, que visava a eleição de um novo cabeça-de-lista. Luís Giquira é a nova aposta dos “camaradas” para a cidade de Nampula – um terreno que se tornou hostil para a Frelimo que saiu do poder municipal há 11 anos.
“Estou preparado. Na Frelimo, as missões são para serem cumpridas e estou preparado para cumprir mais esta missão que o partido delegou à minha pessoa.”
Depois da parte oficial da sessão, Correia falou à imprensa, tendo começado por referir que a atitude de Manuel Rodrigues é um assunto interno no partido, mas oportunamente, tanto Rodrigues, como o partido Frelimo, irão pronunciar-se sobre os argumentos que Manuel Rodrigues invocou para a desistência.
“Eu penso que isso é uma matéria de foro interno. Em tempo oportuno, o partido irá pronunciar-se. Ele próprio irá pronunciar-se. Portanto, neste momento, o mais importante é que houve uma desistência, houve uma tomada de posição do partido Frelimo através do órgão apropriado a nível central; estivemos a acompanhar o momento, a assistir à decisão, e foi escolhido um camarada largamente conhecido e respeitado na cidade de Nampula; um jovem, portanto, fresca, capaz de implementar o manifesto da Frelimo e trazer exactamento aquilo que é o pensamento da Frelimo para os próximos cinco anos, na transformação da cidade de Nampula”, disse Celso Correia.
Manuel Rodrigues foi eleito por consenso e aclamação numa sessão solene realizada na cidade de Nampula no dia 16 de Julho e foi desde logo visto pelos seus companheiros como a aposta certa para “resgatar” Nampula, dada a popularidade e respeito que grangeia no seio de jovens, adultos, empresários, religiosos e outros segmentos na província de Nampula, pelo que a sua desistência caiu como que um balde de água fria, numa altura em que faltam menos de três semanas para o início da campanha eleitoral.
Curiosamente, Rodrigues não esteve presente na sessão extraordinária que elegeu Luís Giquira. Este último tem 45 anos de idade, tem a sua vida feita na cidade de Nampula desde a infância e é empresário do ramo imobiliário.