Depois de Venâncio Mondlane ter acusado Manuel de Araújo de não pagar salários, o cabeça-de-lista da Renamo questiona a capacidade deste de governar um país, se foi incapaz de conquistar uma cidade como Maputo.
Na sua passagem pela província da Zambézia, concretamente no distrito de Gurúè, o candidato presidencial Venâncio Mondlane teria dito, no seu discurso, que o seu amigo quer ser governador, sendo que o município que governa não consegue pagar salários.
“Há um meu amigo também que quer ser governador, mas no municipiozinho dele, onde governa, não consegue pagar salários. Até gosto dele, é meu amigo, mas primeiro tem de resolver os problemas de salário. Também não é para quando as pessoas forem pedir para pagar salário irem ameaçar”, disse Mondlane.
Manuel de Araújo não tardou em responder: “Ele diz que já ganhou as eleições em Maputo por duas vezes, mas já governou? Ele diz que foi roubado duas vezes. Não conseguiu governar Maputo. Então, acham que ele vai governar Moçambique? Então, digam a ele para ser humilde. Nós estamos a dirigir há 13 anos”.
Terminou convidando Venâncio Mondlane para ir a Quelimane aprender como é que se ganha uma eleição. “Estamos a convidar Venâncio para vir aqui para aprender como é que se ganha e se governa. Nós não estamos só a ensinar Moçambique, não estamos só a ensinar África, estamos a ensinar o mundo como é que se governa. Em Novembro, estaremos no Cairo, no Fórum Mundial de Urbanização”.