O País – A verdade como notícia

Manuel Chang pede antecipação de liberdade condicional nos Estados Unidos

O ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, condenado a oito anos de prisão por fraude, corrupção e branqueamento de capitais no caso das dívidas ocultas, pediu antecipação da liberdade  condicional a um tribunal federal dos Estados Unidos.

A decisão deverá ser conhecida no dia 30 de Janeiro. Chang, actualmente detido numa prisão federal no estado de Connecticut, já cumpriu mais de 80% da pena, grande parte em prisão preventiva na África do Sul e nos EUA.

O pedido baseia-se em problemas de saúde, incluindo doença renal, hipertensão e diabetes, e na alegação de que, aos 70 anos, não representa risco de reincidência criminal.

Caso o tribunal aceite o pedido, Chang poderá ser libertado imediatamente. Se for recusado, deverá cumprir apenas mais dois meses de prisão, podendo sair em liberdade a partir do final de Março, por bom comportamento.

A informação foi avançada nesta terça-feira, pela publicação Africa Intelligence.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos