A província de Manica vai, na presente campanha, exportar 400 toneladas de litches para África do Sul e Europa. A cifra representa um aumento de cerca de 100 por cento, uma vez que o ano passado foram exportadas 220 toneladas daquele produto.
As litches são adquiridas pela companhia Westfalia junto dos pequenos produtores ao nível dos distritos de Bárue, Manica, Sussundenga e Macate que são potenciais na produção. Passam desta indústria, onde é feito o respectivo processo de selecção e embalagem.
O governador de Manica que visitou o empreendimento esta quinta-feira, depois de inteirar-se do seu funcionamento, avançou alguns incentivos do governo para iniciativas empreendedoras que engrandecem a província em particular e o país no seu todo.
Manuel Roriz, representante da Westfalia, companhia que está investir cerca de 90 milhões de dólares para a exportação de litches e pêra abacate, aproveitou a ocasião para convidar outros investidores a apostarem na província de Manica.
A Westfalia é uma companhia que existe há 40 anos em mais 50 países e está em Moçambique, concretamente em Manica há cinco anos explorando as cadeias de abacate e litches.