O moçambicano Aníbal Aurélio Manave foi eleito, este domingo, presidente da FIBA-África para quinquénio 2019-2023, no decurso da assembleia-geral da agremiação realizada em Bamako, capital do Mali.
Manave, que sucede ao maliano Hamane Nang, era até à sua indicação presidente da FIBA-África ao nível da zona VI.
Ainda este mês, Manave fora indicado presidente do Conselho da África (BAL), designação da nova liga profissional que começa em Janeiro de 2020, com uma grelha de doze clubes.
A África Basquetebol League (BAL), a nova designação da competição – Basketball African League, em inglês -, é uma parceria entre a FIBA e a NBA, cujas receitas são repartidas em 50 por cento para cada uma das instituições. A estrutura terá um Bureau Central e uma Comissão Executiva. O Bureau Central será integrado por 8 membros e liderado pela FIBA, que indica quatro, cabendo igual número a NBA.
De resto, o moçambicano será presidente do Bureau Central por nomeação da FIBA, enquanto Amadou Gallo Fall assumirá a presidência da Comissão Executiva, liderada pela NBA e que terá a missão de gerir e operacionalizar a África Basquetebol League, cujo projecto foi lançado a 16 de Fevereiro último, aquando da cerimónia oficial da NBA All-Star 2019 Africa Luncheon, em Charlotte.
Manave, antigo jogador, treinador e comissário, actual presidente da Zona VI da FIBA África, foi presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), de 1997 a 2005, tendo em 2017 sido eleito presidente do Comité Olímpico Nacional de Moçambique (CONM).
Com uma folha de serviço notável, Manave foi praticante de basquetebol tendo também sido presidente da Federação Moçambicana da modalidade.