O País – A verdade como notícia

banner_02

Mambinhas sub-23 defrontam Namíbia no acesso à final do Cosafa

Fotos: Cosafa

Já são conhecidos os semifinalistas para a 23ª edição da Taça COSAFA que vem sendo disputada na cidade portuária de Port Elizabeth desde o passado dia 26 de Junho, devendo terminar este domingo, dia 7 de Julho. Segundo o regulamento da prova, avançam para as meias-finais, os três vencedores de cada série e o melhor segundo classificado de todos. Moçambique vai ter pela frente a Namíbia, esta sexta-feira, a partir das 18h00.

Os jogos da fase do “mata-mata” têm lugar esta sexta-feira, no Nelson Mandela  Stadium, e o jogo de atribuição do terceiro lugar e a final realizam-se dois dias depois, ou seja, no domingo.

Com efeito, Moçambique, que já havia assegurado a sua presença nesta fase, em virtude de ter terminado a fase de grupos em primeiro lugar, em igualdade pontual com África do Sul, mas beneficiando do maior número de golos, defronta, esta sexta-feira, a sua congénere da Namíbia, segunda melhor classificada do torneio com sete (7) pontos.

Os Mambinhas entram para esta partida em desvantagem no confronto directo, uma vez que, em oito jogos já disputados entre ambos no torneio Cosafa, perderam cinco jogos, venceram dois e há registo de um empate.

Moçambique venceu a última partida entre ambos na prova, em 2021, à tangente, com golo de Melque, numa selecção sem nenhum sobrevivente. No último disputado entre as duas selecções, em 2022, os namibianos venceram à tangente.

Desta vez, com uma selecção sub-23, Moçambique tem o objectivo de chegar à sua terceira final na prova, depois de 2008 e 2015, entretanto perdidas para África do Sul e Namíbia, respectivamente, para além de ambicionar conquistar a prova pela primeira vez na história.

Lembrando que Moçambique venceu a sua congénere do Botswana por 3-1, somando, deste modo, cinco pontos que garantiram a liderança no Grupo “A”, os mesmos que a África do Sul, que foi superada na diferença de golos.

Na primeira jornada, os Mambas empataram a uma bola diante da anfitriã África do Sul e na segunda consentiram um nulo diante do eSwatini.

O desafio entre Moçambique e Namíbia terá lugar no icónico Nelson Mandela Bay Stadium, às 18h00, e será antecedido, pelas 15h00, do jogo entre os insulares das Comores e os irmãos de Angola, vencedores dos grupos C e B, respectivamente.

Por conseguinte, uma vez que Angola e Namíbia triunfaram, a decisão foi determinada pela diferença de golos, ou seja, pelos golos marcados e sofridos. No caso específico, os angolanos contam com um  saldo positivo de seis golos marcados e três sofridos, contra  cinco e dois, respectivamente.

Já no Grupo “B”, as Comores terminaram em primeiro lugar com seis pontos, os mesmos que o Quénia, segundo classificado, e o já afastado Zimbabwe, na terceira posição. Foi também necessário recorrer ao confronto directo, onde os ilhéus levaram vantagem, depois da vitória por 2-0, sobre o Quénia, na segunda jornada da fase de grupos.

Vale também lembrar que a Zâmbia, campeã em título, está fora da competição, a par do vice-campeão Lesotho. Esta foi a primeira vez na sua história que os zambianos perderam três jogos consecutivos na competição regional.

Ainda assim, a Zâmbia está no topo da lista dos países com mais títulos, com sete (7), seguindo Zimbabwe (6), África do Sul (cinco), Angola (três) e a Namíbia (um).

 

JOGOS DAS MEIAS-FINAIS (Amanhã)
15h00 Comores vs Angola NMB Stadium
18h00 Moçambique vs Namíbia NMB Stadium

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos