O seleccionador nacional, Dário Monteiro, divulgou os 20 jogadores que vão representar a selecção nacional de sub-20, os Mambinhas, no torneio regional Cosafa da categoria, prova na qual o país é detentor do troféu. Da lista dos chamados, apenas dois jogadores da selecção que conquistou a prova em Dezembro de 2020 “sobrevivem”.
São 20 os sub-20 chamados por Dário Monteiro, que entraram, esta segunda-feira, em estágio para a sua participação no torneio regional do Cosafa, prova que arranca esta quinta-feira, no vizinho Reino de eSwatini.
Dos convocados por Dário Monteiro, apenas dois jogadores da selecção que fez história e conquistou a prova em 2020 “sobrevivem”, nomeadamente os jogadores da Black Bulls Ayton Zerefos e José “DJ” Zavale.
Outra das novidades da convocatória do seleccionador nacional dos Sub-20 é a chamada de dois jogadores que actuam no estrangeiro, nomeadamente, Edson Lobo Mucuana (do Vilafranquense de Portugal) e Djwa Manave Ramos (do FC Torrente de Espanha).
A estes dois estrangeiros juntam-se os restantes das equipas internas, com destaque para o Ferroviário de Maputo e a Liga Desportiva de Maputo, que contribuem com maior número de atletas, quatro atletas por cada.
Black Bulls, com três jogadores, e Costa do Sol e Ferroviário de Nampula, com dois jogadores cada, seguem na lista dos que mais cedem os seus jogadores à selecção nacional de futebol de sub-20. Do centro do país, quatro equipas disponibilizam um jogador cada, nomeadamente, o Ferroviário da Beira, Têxtil de Púnguè, União Desportiva do Songo e Textáfrica do Chimoio, além dos dois jogadores estrangeiros que representam os seus clubes em Portugal e Espanha.
Para esta competição, Dário Monteiro trabalhou durante cerca de dois meses com mais de 35 jogadores, com os quais foi preparando a revalidação do troféu, uma tarefa que o seleccionador nacional considerou que não será fácil.
Monteiro assumiu que não entra para esta competição com a toalha atirada ao chão e garantiu que os Mambinhas vão entrar para disputar jogo a jogo até chegar ao seu objectivo.
Moçambique está integrado no Grupo B do torneio Cosafa que se disputa no eSwatini, juntamente com as congéneres de Seychelles, Angola e Lesotho, selecções que defronta de forma sequenciada nos dias 8, 10 e 12, respectivamente, na primeira fase.
No grupo A, perfilam as selecções da eSwatini, Zâmbia, Botswana e Maurícias, enquanto, no grupo C, estão as selecções da Namíbia, África do Sul, Comores e Malawi.
Para as meias-finais, qualificam-se os vencedores dos três grupos e o melhor segundo de todos grupos.
O combinado nacional deixa Maputo esta quarta-feira, via terrestre, com destino a Manzine, no Reino de eSwatine, para participar no torneio Cosafa, que decorre de 7 a 16 do corrente mês.
O torneio Cosafa deste ano qualifica o representante regional para o Campeonato Africano de Sub-20, que terá lugar no Egipto, no próximo ano. No ano passado, a prova não teve lugar devido à pandemia da COVID-19.
LISTA DOS CONVOCADOS
ASSOCIAÇÃO BLACK BULLS
Aylton Zerefos
José Zavala
Atílio Henriques
CLUBEFERROVIARIO DE MAPUTO
António Sumbane
Ezequiel Machava
Dénio Munhave
Edilson Nhabanga
CLUBE FERROVIÁRIO DA BEIRA
Leonel Arnaldo Queha
TEXTIL DE PUNGUE
Chamito Alfandega
UNIÃO DESPORTIVA DO SONGO
Ximini Chalinda
CLUBE DE DESPORTOS COSTA DO SOL
Acácio Edmilson Muendane
António Langa
LIGA DESPORTIVA DE MAPUTO
Ananias Tembe
Pene Simango
José Valipavale
Kayns Abdala
CLUBE FERROVIARIO DE NAMPULA
Fasistêncio Maria João
Calilo Traore
TEXTAFRICA DE CHIMOIO
lvan Petrosse Tropa
U.D VILAFRANQUENSE-PORTUGAL
Edson Lobo Mucuana
FC TORRENTE – ESPANHA
Djwa Manave Ramos