O País – A verdade como notícia

Mambinhas instalados em Nouakchott a espera do arranque do CAN

O seleccionador nacional de futebol sub-20, Dário Monteiro, acredita que os Mambinhas estarão em boas condições para jogarem de igual para igual com o Uganda, na segunda-feira, na estreia no Campeonato Africano da Nações da categoria.

Nem mesmo a viagem desgastante com escalas na África do Sul, Qatar e Marrocos impediram os Mambinhas de testarem, esta quarta-feira, o piso sintético do Estádio Olímpico de Nouakchott, na capital da Mauritânia.

Dário Monteiro lamenta o desgaste da viagem, mas está confiante numa boa prestação na segunda-feira, diante do Uganda. “Viajamos, chegamos de madrugada e é complicado começarmos a preparar os jogos nestas circunstâncias, por isso só fizemos um treino de adaptação ao campo de faremos dois dos jogos da fase de grupos e esperamos que na segunda-feira estejamos em condições de podermos competir de igual para igual com Uganda”, disse Monteiro, no primeiro treino de regeneração física e ambientação ao clima de Nouakchott.

Aliás, os jogadores não tem reclamações em relação ao piso do relvado, conquanto já treinavam no sintético há bastante tempo. Mas o clima, esse, tem sido o grande calcanhar de aquiles dos jogadores. “A temperatura tem estado a fazer muito calor, mas que é positivo e o problema agora é só poeira e areia que dificultam a respiração, mas do resto é um bom campo”, disse Gianluca, que foi secundado por Gaby, que fala de dificuldades de respiração. “Senti um bocadinho de dificuldades na respiração por causa do clima seco e muita poeira que há, mas do resto foi um bom começo”, disse Gaby.

Já Keys, outro Mambinha que está na Mauritânia, é confiante na obtenção dos objectivos traçados. “Nós esperamos e gostaríamos de ter bons resultados e de alcançar os resultados que temos estado a traçar desde que soubemos que fomos qualificados para este CAN”, disse. Para este futuro Mamba “a partir de agora é só batalharmos e acreditarmos e rezarmos e irmos para frente”.

Quanto ao boletim clinico da selecção nacional de futebol sub-20, este é limpinho, segundo garantias do médico do grupo, Mussá Calú, que destaca os testes de despiste da Covid-19 realizados em Marrocos. “O teste do Coronavírus que nós efectuamos em Marrocos resultou em negativo para toda delegação moçambicana. Neste momento estamos a intensificar as medidas de prevenção para que continuemos todos negativos”, mostrou-se satisfeito o médico.

A estreia dos Mambinhas no CAN-2021 é na segunda-feira diante do Uganda, vencedor do torneio CECAFA, às 13horas locais, 15horas de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos