O seleccionador nacional, Abel Xavier, anunciou a lista dos 24 jogadores convocados para o embate diante do Quénia, no próximo sábado, em jogo amigável. O destaque vai para os regressos do guarda-redes Ricardo Campos, e dos médios Diogo e Kito.
O embate diante do Quénia é uma retribuição ao particular que se disputou no ano passado, em Nairobi, com vitória dos quenianos por uma bola sem resposta. E é uma partida que faz parte de conjunto de três jogos que os Mambas ainda terão este ano, de preparação aos confrontos de qualificação ao CAN-2019, que se realiza nos Camarões, nomeadamente diante do Quénia (dia 02 de Setembro), Guiné Conacri (em Outubro) e um adversário ainda por identificar para o jogo de Novembro.
Para este jogo diante do Quénia, Abel Xavier pretende vencer e dotar o conjunto moçambicano de créditos para os jogos da dupla jornada diante da Namíbia e Guiné-Bissau, respectivamente em Março. Daí que tenha chamado 24 jogadores que iniciam terça-feira os trabalhos de campo, no Estádio Nacional do Zimpeto, palco do jogo de sábado, dia 02, às 18H00.
O seleccionador nacional diz que a escolha destes jogadores foi feita tendo em conta que “é um grupo que mostra maturidade, responsabilidade e empenho e dão garantias para os jogos oficiais”. Ademais, para Abel Xavier é preciso entrar para este jogo com determinação e procurar vencer, como forma de elevar a auto-estima dos próprios jogadores e dos seus adeptos.
Regresso de três jogadores
Na convocatória anunciada ontem, Abel Xavier promoveu o regresso de três jogadores que já representaram a selecção nacional, nomeadamente Ricardo Campos, que esteve lesionado durante muito tempo, Diogo e Kito, que não eram escolhas do seleccionador nacional. Sobre o regresso de Ricardo Campos, guarda-redes da União Desportiva de Leiria de Portugal, Xavier diz ser uma mais-valia, uma vez que é um jogador motivado e “voltou a competir ao nível do seu clube e tem o seu valor”, para além de que vai criar mais competitividade ao sector onde joga.
Já sobre Diogo e Kito, o seleccionador nacional ter chegado o momento do seu regresso “por mérito próprio”, num espaço de selecção onde “todos os 80 jogadores seleccionáveis tem que lutar por ele de modo a merecerem o lugar”.
Relativamente ao desaire contra o Madagascar, Abel Xavier diz que ficou para trás e pede o apoio dos adeptos.
A equipa técnica dos Mambas foi reforçada com a integração de Florêncio Tembe, que vai apoiar nas estratégias dos jogos.
A selecção do Quénia chega ao país na quinta-feira da próxima semana, fazendo o reconhecimento do relvado na sexta, antes do jogo de sábado.
Os 24 Convocados
Guirrugo Costa do Sol
Victor Fer. Nacala
Ricardo Campos UD Leiria
Salomão Costa do Sol
Zainadine Jr. Marítimo
Mexer Rennes
Jeitoso Cape Town
Edmilson Cape Town
Reinildo Covilhão
Clésio Panetolikos
Telinho LD Maputo
Raúl Fer. Nampula
Geraldo Nacional
Kambala UD Songo
Loló Costa do Sol
Diogo Fer. Maputo
Luís Miquissone UD Songo
Gildo Marítimo
Kito Costa do Sol
Dominguês BidWest
Ratifo Koln
Maninho Fer. Beira
Dayo Fer. Beira
Isac Costa do Sol