A selecção nacional de futebol venceu a sua congénere do Uganda por 3-1, em partida da quinta jornada do grupo G de qualificação ao Mundial-2026, assumindo de forma isolada, ainda que de forma condicional, a liderança do grupo, com 12 pontos, uma vez que a Argélia só joga esta sexta-feira. Pepo foi o homem do jogo ao apontar dois golos e fazer uma assistência, numa partida em que na segunda parte os Mambas geriram o esforço, já a pensarem no jogo da terça-feira, diante dos argelinos
Uma vitória tranquila, uma liderança tranquila e um sonho bem vivo, é o estado actual da selecção nacional de futebol, depois do jogo desta quinta-feira, diante do Uganda, disputado no Estádio Internacional de Cairo, no Egipto.
Um herói suspeito apareceu na partida frente ao Uganda, a mostrar que chegou para se impor na equipa. Trata-se de Pepo, que marcou dois golos e deu uma assistência, sendo, por isso, a melhor unidade dos Mambas na partida.
“ONZE” DE CHIQUINHO CONDE SEM SURPRESAS
Chiquinho não surpreendeu nas escolhas dos jogadores que fizeram parte da equipa inicial, apresentado aqueles que estavam as expectativas dos amantes e seguidores dos Mambas.
Ernan, sempre ele, foi o eleito para a baliza, com um quarteto formado por Infren na direita, Bruno Langa, que estava em dúvidas a entrar para a esquerda, Reinildo, o capitão e Chamboco, a fazerem a dupla de centrais.
Contrariamente a uma dupla de pivôs, Chiquinho Conde preferiu colocar três jogadores na zona intermediária, nomeadamente Guima, Pepo e Alfonso Amade, com Gildo e Geny Catamo nas laterais e Stanley Ratifo a ser o mais adiantado da selecção nacional.
Foi, do resto, uma equipa equilibrada em todos os sectores, que conseguiu manter-se firme, com transições seguras, um ataque mortífero, uma defesa segura e um meio campo de luxo, a dar toda garantia de um futuro tranquilo nos Mambas.
ENTRAR A MARCAR, SOFRER, E MARCAR DE NOVO
Ainda era fase de conhecimento mútuo quando Gildo perdeu a oportunidade de marcar, na cara do guarda-redes, a permitir a intervenção de um defesa, que desvia para canto. Pepo foi lá e num momento de inspiração marcou um golo olímpico, aos quatro minutos, estreando-se a marcar pelos Mambas.
Sol de pouca dura porque dois minutos depois, num livre da direita, Shaban aparece a desviar o cruzamento para o fundo das malhas. Tudo igual, antes dos 10 minutos.
Mas Pepo estava em dia sim e de pé quente, e voltou a colocar os Mambas novamente na frente do marcador, ao aproveitar um cruzamento de Gildo para desviar. O guarda-redes do Uganda esteve mal na fotografia.
Aos 37 minutos os Mambas passaram a jogar em superioridade numérica, depois que Denis Omedi viu o cartão vermelho, por acumulação, depois de ter sido admoestado com o amarelo numa falta sobre Alfonso Amade e depois sobre Geny Catamo.
Moçambique estava mesmo a jogar em casa, ainda que emprestada, uma vez que fechou a primeira parte tal como entrou, com golo, desta vez de Stanley Ratifo, após assistência de Pepo, a encontrar desprevenida a defesa adversária.
3-1 ao intervalo, para a selecção que foi mais adulta e que mais procurou a vitória em campo.
SEGUNDA PARTE PARA SEGURAR O RESULTADO E MANTER O RITMO
Na segunda parte os Mambas continuaram fortes e podiam ter ampliado o marcador, mas Gildo Vilankulo teve pé torto e desviou para fora. Uganda aproveitou para acordar e enviou uma bola ao travessão, a estremecer o combinado nacional.
Reinildo ainda quis dar o ar da sua graça, num remate acrobático, mas não teve a sorte desejada, tal como não teve o capitão ugandês num remate fortíssimo de fora da área, a ver Ernan brilhar nos postes.
A fechar a partida foi Chamboco a salvar os Mambas de sofrerem um golo, quando deu o corpo, aliás, a cabeça, às balas e evitar o mal.
O jogo terminou com uma vitória tranquila dos Mambas, a isolar-se na tabela classificativa, à espera agora do resultado entre Botswana e Argélia, desta sexta-feira, para depois começar a pensar no jogo de terça-feira.
Vitória à parte, agora é desfrutar e descansar, antes da partida para Argélia, para retomar a preparação no sábado, para o jogo do dia 25.