O País – A verdade como notícia

Mambas, vamos a eles!

Fotos: FMF/Cosafa

A selecção nacional de futebol, os Mambas, entra, amanhã, em cena no torneio regional do Cosafa, nos quartos-de-final, defrontando a África do Sul. Muita ambição em vencer e passar às meias-finais, mas também o desejo de contrariar o histórico, marca o embate desta tarde, que arranca às 17h00.

É o arranque de uma saga que se espera que seja épica e gloriosa para os Mambas, no torneio regional Cosafa.

Depois de duas finais perdidas, uma em 2008, diante da África do Sul, e outra em 2015, frente à Namíbia, desta vez a ambição dos jogadores é melhorar todas as participações, voltar a chegar à final e conquistar, pela primeira vez, o troféu, em seniores.

Mas a caminhada é sinuosa, a partir desta quarta-feira, quando receber a selecção anfitriã, em jogo dos quartos-de-final, no King Zwelithini Stadium. Um jogo que não se afigura fácil para o combinado nacional, olhando para o histórico entre as duas selecções.

Ao todo, foram oito jogos disputados entre as duas selecções, com vantagem larga dos Bafana Bafana, que venceram por seis ocasiões e perderam apenas um jogo. Regista-se, ainda, um empate entre ambos.

Mais do que mudar a história, a partir de agora, os Mambas procuram seguir os vários caminhos das outras selecções moçambicanas que passaram pelo torneio Cosafa recentemente. Afinal Moçambique é campeão em título da região em sub-20 e futebol de praia, logo nas primeiras edições do torneio.

Desta vez, a responsabilidade recai sobre a selecção sénior, que deve perseguir os feitos dos mais novos e conquistar o primeiro grande troféu internacional.

Chiquinho Conde referiu, durante os trabalhos de preparação para este embate, que vai ao jogo às cegas, uma vez que não tem nenhuma informação dos jogadores que vão representar a selecção da África do Sul.

Os Bafana Bafana serão representados, nesta competição, por uma equipa jovem e com jogadores que actuam internamente, maior parte deles das academias de futebol, o que revela a falta de conhecimento por parte da equipa técnica moçambicana.

Ademais, os campeonatos na África do Sul estão parados, uma vez que o calendário daquele país é o universal. Ou seja, as competições iniciam-se em Agosto e terminam em Maio.

Vale isto dizer que os jogadores da África do Sul, que estarão no torneio regional Cosafa, estão a dois meses sem competições, contrariamente aos moçambicanos, cujo campeonato principal, o Moçambola, está a decorrer.

Ainda assim, Chiquinho Conde reclama da falta de ritmo competitivo dos jogadores moçambicanos, tendo em conta que o Moçambola só tem seis jornadas.

O jogo entre Moçambique e África do Sul inicia-se quando forem 17h00.

 

REPETIR A VITÓRIA DE 2009

A única vitória de Moçambique diante da África do Sul data de 2009, também para o torneio Cosafa. Aliás, das oito partidas entre ambos, quatro foram no Cosafa e igual número em amigáveis, não havendo registo de nenhuma partida oficial para eliminatórias do CAN ou do Mundial.

Momed Hagi foi o autor do golo que deu a vitória aos Mambas diante dos Bafana Bafana, a 31 de Outubro de 2009, num jogo de atribuição do terceiro lugar do Cosafa disputado em Bulawayo, no Botswana, que foi conquistado pelo Zimbabwe.

Despontavam, nessa selecção, jogadores como Campira, Josimar, Danito Parruque, Hélder Pelembe, Fanuel, Nelinho, Domingues e outros.

Antes desse jogo, os Mambas tinham averbado quatro derrotas, sendo duas para Cosafa e outras duas em jogos amigáveis. O último resultado positivo foi alcançado em 2016, num jogo amigável realizado no Estádio Nacional do Zimpeto. Clésio tinha marcado aos 23 minutos, antes de Bradley restabelecer o empate na segunda parte.

No último embate entre Moçambique e África do Sul, os Bafana Bafana venceram por três bolas sem concorrência. Foi a 16 de Julho do ano passado, nas meias-finais do Cosafa, resultado que afastou os Mambas da sua terceira final. A África do Sul acabou por vencer o Senegal na final, por 5-4, nas grandes penalidades, e conquistou a prova.

Já Moçambique voltou a perder no jogo de atribuição do terceiro lugar, diante de eSwatini, por 4-2, na marca das grandes penalidades, depois do empate a um golo no tempo regulamentar. Ainda assim, foi premiado com valor monetário de 100 mil rands.

Os jogadores estão na expectativa de alcançar um bom resultado e carregar o país à sua primeira conquista internacional.

NAMÍBIA NA ROTA DOS MAMBAS NAS MEIAS-FINAIS

Os Mambas já sabem com quem vão jogar nas meias-finais caso vençam, amanhã, a África do Sul. Trata-se da selecção da Namíbia, que, no embate dos quartos-de-final, realizado, hoje, derrotou Madagáscar por duas bolas sem resposta.

Limbondi, aos 52 minutos na marcação de uma grande penalidade, e Wendell, aos 66, deram a vitória aos namibianos, que, assim, esperam pelo vencedor do jogo entre os Mambas e os Bafana Bafana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos