Horácio Gonçalves chamou 23 jogadores para os compromissos da selecção nacional de futebol, os Mambas, no próximo mês de Setembro, diante da Costa do Marfim e Malawi, a contar para a qualificação ao mundial do Qatar-2022. O destaque vai para ausência dos jogadores que actuam na África do Sul, Alemanha e Ásia.
A Associação Black Bulls volta a dominar a convocatória de Horácio Gonçalves para os compromissos dos Mambas, que em Setembro próximo têm encontros marcados com a Costa do Marfim, no dia 2, no Estádio Nacional do Zimpeto, e Malawi, no dia 7. Fidel, Martinho, Melque e Victor são os touros chamados para esta empreitada, numa convocatória anunciada esta segunda-feira em Xai-Xai.
Para além da Black Bulls, Costa do Sol e Marítimo contribuem com três jogadores cada, enquanto o Ferroviário de Maputo, a Liga Desportiva de Maputo e a União Desportiva de Songo mandam dois jogadores aos Mambas. A maior surpresa é a chamada de Betão ao combinado nacional para o duplo embate referente ao grupo D de qualificação ao mundial do Qatar, em 2022.
EIS A LISTA DOS CHAMADOS POR HORÁCIO GONÇALVES:
Guarda-redes: Ernan (Fer. Maputo, Victor (Costa do Sol) e César Machava (Fer. Beira);
Defesas: Cigano (LD Maputo), Fidel (Black Bulls), Bruno Langa (Desportivo de Chaves, Portugal), Reinildo (Lille, França), Betão (AD Vilankulos), Bonera e Zainadine Jr (Marítimo, Portugal), Martinho (Black Bulls), Nené (Costa do Sol), Agenor (UD Songo);
Médios: Shaquile (Fer. Maputo), Candinho (UD Songo), Maestro (V. Guimarães, Portugal), Geny Catamo (Sporting, Portugal), Nilton (Costa do Sol);
Avançados: Amâncio “Neymar” (Marítimo, Portugal), Witi (Nacional, Portugal), Melque (Black Bulls), Salas (Fer. Nampula), Victor (Black Bulls), Estêvão (LD Maputo) e Luís Miquissone, que ainda não tem clube, depois de ter deixado o Simba da Tanzânia.
Das ausências destaque vai para o capitão Dominguez, para além de Chico, Edmilson e Kambala, todos a actuarem na vizinha África do Sul. Mexer, Reginaldo Faite, Clésio Baúque, Ratifo, que jogam na Europa e Ásia, Jeitoso, Sidique e Kito, que representam clubes do Moçambola, são outros ausentes da convocatória anunciada esta segunda-feira e que têm sido clientes assíduos do combinado nacional.
Os jogadores concentram-se no dia 30 de Agosto corrente para o arranque dos trabalhos de preparação, logo a seguir a disputa da 18ª jornada do Moçambola e das provas dos respectivos países de onde vêm os “estrangeiros”, no final de semana.