O País – A verdade como notícia

Mambas jogam pela liderança diante da Argélia

A selecção nacional defronta a Argélia esta terça-feira, a partir das 23 horas de Moçambique, em partida da sexta jornada da fase de qualificação ao Mundial-2026. É o arranque da segunda volta da competição, com os Mambas à busca de um resultado que garanta a liderança isolada e, consequentemente, o consolidar de um sonho do Mundial, que Chiquinho Conde incute nos jogadores e em todos moçambicanos.

Naquele que será o quinto jogo entre as duas selecções na história, os Mambas procuram, diante da Argélia, a segunda vitória, depois de ter vencido no longínquo ano 1996, num amigável de preparação para o CAN do mesmo ano, que teve lugar na África do Sul.

É um jogo de extrema importância para os dois conjuntos, sabendo que uma vitória, para além de significar liderança isolada, é um passo gigantesco na luta pelo apuramento à fase final do Campeonato do Mundo.

Na primeira volta desta fase de qualificação, em Maputo, a Argélia venceu por duas bolas sem resposta e desta vez os Mambas querem dar o troco, também vencendo em terreno alheio.

Foi, do resto, a única derrota sofrida pelos Mambas nesta caminhada, onde despontam selecções derrotadas pelo combinado nacional, nomeadamente Somália, Guiné Conacri, Botswana e Uganda, esta última derrotada no último jogo.

Os Mambas defrontaram Argélia pela primeira vez em 1986, num amigável que serviu de preparação para o CAN do mesmo ano, no Egipto, e foram goleados por 4-1, antes de vencerem o único jogo diante do argelinos, em 1996.

Os dois últimos jogos entre ambos foram vencidos pela Argélia, nomeadamente por 0-1 nos quartos-de-final da fase final do CHAN-2023, e depois em Novembro de 2023, em Maputo, por 0-2, na segunda jornada desta fase de qualificação ao Mundial.

Mas os bons resultados, os últimos, principalmente, em que venceram a Guiné, em Conacri, por uma bola sem resposta, a Somália, em casa, por 2-1, e recentemente a Uganda, em espaço neutro, por 3-1, juntando-se à qualificação para o CAN desta ano no Marrocos, dão confiança nos jogadores que é possível continuar a trilhar bons resultados fora de portas.

Mas há mais factores que podem ajudar os Mambas neste jogo: é que a selecção nacional chegou mais cedo a Argel em relação a Argélia, para preparar o embate desta terça-feira. Os Mambas chegaram no sábado, depois do jogo da quinta-feira, enquanto a Argélia só aterrou no domingo, ido do Botswana.

Mambas descartam reconhecimento do campo

O combinado nacional está em Argel desde sábado e já efectuou três unidades de treinos com todos jogadores disponíveis para o embate diante da Argélia. Esta segunda-feira devia ter realizado o treino de adaptação ao Estádio Hocine Ait Ahmed, em Tizi Ouzou, mas devido à distância entre as cidades optou por declinar esse reconhecimento.

Assim, a selecção vai viajar na manhã desta terça-feira de Argel para Tizi, numa distância de pouco mais de 120 quilómetros, onde deverá almoçar, descansar e esperar pela hora do jogo, num hotel próximo ao estádio.

Ou seja, os Mambas vão às cegas para o estádio que vai acolher o jogo, não conhecendo o palco, tal como aconteceu no Egipto, em que não chegou a treinar no Estádio Internacional do Cairo, palco que recebeu Uganda.

Em equipa que ganha não se mexe

Para o jogo desta terça-feira, o seleccionador nacional poderá entrar com a mesma equipa inicial que defrontou Uganda, podendo, possivelmente, fazer uma ou duas alterações, em função do adversário.

Claro está que no sector defensivo não haverá alteração, com Ernan a ser o confiado para a defender as redes nacionais, atrás do quarteto defensivo composto por Infren, Chamboco, Reinildo e Bruno Langa. No intermediário podem haver dúvidas em relação à dupla de pivôs, onde Alfonso Amade pode jogar ao lado de Nené, relegando Guima ou Pepo para o banco, tal como Gildo Vilankulo, que pode ficar no banco e para o seu lugar ser chamado Witi ou Clésio para a ala esquerda.

Geny Catamo e Stanley Ratifo vão continuar a merecer a confiança do seleccionador nacional.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos