A selecção nacional de futebol, os Mambas, realizou o primeiro dos dois treinos na capital maliana, Bamako, na tarde desta quarta-feira, em preparação para o jogo da próxima sexta-feira, diante do Mali, a contar para a primeira jornada do grupo I de qualificação para o CAN 2025, em Marrocos.
Chiquinho Conde já conta com todo o esquadrão para defrontar o Mali na sexta-feira, quando forem 19 horas locais (21 horas de Maputo), no arranque da campanha de qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações, a decorrer de Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026, em Marrocos.
Naquela que foi a primeira sessão de treinos dos Mambas, o seleccionador nacional priorizou a recuperação física dos jogadores, depois de mais de 24 horas de viagem para a capital do Mali, para além de trabalhar os aspectos técnicos e tácticos a serem usados no embate da sexta-feira.
No treino desta quarta-feira, o maior destaque foi para o baptismo de Elias Macamo, chamado pela primeira vez e que integra o combinado nacional, como surpresa, depois de não ter estado na pré-convocatória inicial.
Entretanto, o treino desta quarta-feira aconteceu no Centro de Desportistas de Elite Ousmane Traoré, localizado nos arredores da capital maliana, uma infra-estrutura inaugurada em 2023, multifuncional de apoio às selecções de todas as modalidades e atletas de elite do Mali. É um centro que dispõe de campos de futebol com relva natural e artificial, pavilhões para modalidades de salão, pistas de atletismo, piscinas, ginásios e até um hotel de cinco estrelas.
Depois do treino realizado esta quarta-feira, os Mambas voltam a treinar, esta quinta-feira, quando forem 21 horas de Maputo, hora do jogo da sexta-feira, no Estádio 26 de Março, para adaptação ao relvado do campo.
Recorde-se que, depois do jogo diante do Mali, os Mambas regressam, na manhã de sábado, onde em Maputo vão cumprir outras sessões, no domingo e segunda-feira, em preparação para o embate da terça-feira, quando forem 15h00, no Estádio Nacional do Zimpeto.