O embate entre Moçambique e Angola terá lugar esta sexta-feira quando forem 16H00, no Estádio Municipal da Albufeira, no Algarve, em Portugal. Esta é a vigésima quinta vez que as duas selecções se cruzam e, sempre, como jogo de tira-teimas.
Duas selecções, dois povos, duas culturas, uma só língua! Aliás, duas selecções, três países, três povos, três culturas e uma língua! Afinal trata-se de um jogo lusófono num país lusófono, esta sexta-feira, a partir das 16H00.
Moçambique e Angola, dois países africanos de língua portuguesa (PALOP’s), defrontam-se em Portugal, outro país de língua portuguesa (CPLP), em partida de carácter particular, de preparação para o Campeonato Africano das Nações, CAN, que terá lugar próximo ano (Janeiro e Fevereiro), na Costa do Marfim.
É um embate pedido pela equipa técnica nacional que pretende dotar os Mambas de mais traquejo, rodagem internacional e implantar aspectos técnicos-tácticos dos jogadores, tendo em conta os embates diante do Malawi e Argélia, em Novembro, para a qualificação ao Mundial de futebol, bem como para a fase final do CAN-2023.
Mesmo a “feijões”, Moçambique e Angola protagonizam jogos aliciantes e de resultado final imprevisível, não fossem dois eternos rivais. Afinal este será o 25o jogo entre as duas partes, com o equilíbrio a ser a tónica.
Nos 24 anteriores embates, houve registo de 12 empates, cinco victórias dos Mambas e sete de Angola. Nos últimos sete jogos, Angola venceu um, Moçambique venceu dois e empataram por quatro ocasiões, a última delas em Julho deste ano aquando do torneio Cosafa, a um golo.
Basta frisar que este jogo vai servir, também, de desforra para ambos os lados. É que as equipas angolanas (Petro e Sagrada Esperança) afastaram duas equipas moçambicanas (UD Songo e Ferroviário de Maputo) da fase de grupos das competições africanas de clubes, e a selecção feminina de futebol derrotou e afastou Angola na fase de grupos do Cosafa.
Este será o primeiro dos dois jogos que os Mambas vão realizar em Portugal, tendo em vista o estágio pré-competitivo, inserido na Data-FIFA, devendo defrontar ainda a Nigéria, na segunda-feira.