O País – A verdade como notícia

Mambas começam amanhã a preparar o veneno para Malawi

Fotos: O País

A selecção nacional de futebol inicia esta terça-feira a preparação para o embate contra Malawi, da última eliminatória de acesso à fase final do CHAN 2022. Os jogadores concentraram-se esta segunda-feira, o que impediu que os trabalhos se iniciassem à data previamente marcada.

O arranque dos trabalhos dos Mambas acaba por ser tardio, devido a não antecipação dos jogos da 9ª jornada do Moçambola, o que permitiria aos jogadores que actuaram fora da Cidade de Maputo, pelos seus clubes, chegar ao estágio com antecedência.

Já que os jogos dos clubes que disponibilizam os seus jogadores aos Mambas tiveram lugar no domingo, grande parte dos jogadores só conseguiu juntar-se ao estágio esta segunda-feira, inviabilizando os treinos marcados para o primeiro dia, de manhã e de tarde.

Na data inicialmente marcada para o estágio, apenas os jogadores do Costa do Sol tinham disponibilidade para iniciar o estágio, já que os restantes, da União Desportiva do Songo, Black Bulls, Ferroviários de Maputo e da Beira não tinham como estar presentes na Cidade de Maputo, pelo facto de os seus jogos terem decorrido fora da capital.

A União Desportiva do Songo e o Ferroviário da Beira jogaram entre si em Songo, a Black Bulls esteve em Nampula a jogar com o Ferroviário local, e o Ferroviário de Maputo em Quelimane.

Esta não antecipação dos jogos do Moçambola obrigou a que a equipa técnica mudasse o arranque dos trabalhos de preparação para esta terça-feira, com treinos bidiários e já com a presença de todos os jogadores convocados.

Assim, o combinado nacional vai realizar seis treinos em solo pátrio – dois por dia – terça, quarta e quinta-feiras, antes da partida para Lilongwe, sexta-feira, de manhã.

Em solo malawiano, os Mambas vão realizar um treino de adaptação, à hora do jogo, e no sábado, disputa da primeira mão. Logo a seguir ao jogo, a selecção regressa para dar continuidade aos trabalhos para o jogo da segunda mão, em Maputo, a 4 de Setembro.

 

TRÊS CONVOCADOS NÃO JOGARAM PELOS SEUS CLUBES

Relativamente à acção dos jogadores convocados para esta “operação Malawi”, três deles não jogaram pelos respectivos clubes. Telinho, do Costa do Sol, e Danilo, da União Desportiva do Songo, nem sequer foram convocados pelos técnicos dos seus clubes.

Segundo fontes dos “canarinhos” e “hidroeléctricos”, os dois jogadores estavam a recuperar-se de lesões e, por isso, foram poupados para poderem representar a selecção nacional.

Já Chico, central do Costa do Sol, até foi convocado, mas não chegou a sair do banco de suplentes.

Dos restantes jogadores, destaque para dois jogadores, nomeadamente Mexer, do Costa do Sol, que apontou um dos golos da sua equipa na vitória sobre o Incomáti de Xinavane, e Nelson Divrassone, da União Desportiva do Songo, que apontou o golo que deu a vitória à turma do Songo.

Foram, de resto, os únicos jogadores dos convocados a marcarem nesta jornada, substituindo, inclusive, os avançados.

Amadou (União Desportiva do Songo) entrou na segunda parte, aos 66 minutos, a substituir o seu colega de equipa e da selecção, Dário Melo. O mesmo aconteceu com outros convocados dos “hidroeléctricos”, que não fizeram os 90 minutos, nomeadamente, Nelson Divrassone, que saiu aos 75 minutos, e Lau King, que descansou mais cedo, aos 87 minutos.

Melven Ling Choi, do Ferroviário da Beira, foi titular e substituído no intervalo, enquanto Yudi, do Ferroviário de Maputo, entrou na segunda parte do nulo da sua equipa diante do Matchedje de Mocuba.

Os restantes jogadores convocados foram titulares. Chiquinho Conde esteve em Songo a ver o jogo grande da jornada, no domingo.

 

Lista dos Convocados:

Guarda-redes:

Ernan (UD Songo)

Ivan (Black Bulls)

Victor (Costa do Sol)

 

Defesas:

Infren (UD Songo)

Mexer (Costa do Sol)

Edson (Fer. Beira)

Danilo (Costa do Sol)

Fóia (Fer. Beira)

Chico (Costa do Sol)

Martinho (Black Bulls)

Danilo (UD Songo)

 

Médios:

Amadou (UD Songo)

Shaquille (Fer. Maputo)

Dário (UD Songo)

Skaba (Fer. Beira)

Nelson (UD Songo)

João (Fer. Beira)

Yudi (Fer. Maputo)

 

Avançados:

Telinho (Costa do Sol)

Melque (Black Bulls)

Melven Ling (Fer. Beira)

Isac (Fer. Nampula)

Lau King (UD Songo)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos