O País – A verdade como notícia

Mambas buscam “cereja no topo do bolo” no CHAN

A selecção nacional de futebol já se encontra em Constantine, outra cidade argelina que acolhe o CHAN 2022, para o embate deste sábado, diante do Madagáscar, a contar para os quartos-de-final da prova. Amanhã, sexta-feira, os Mambas reconhecem o palco do jogo no derradeiro treino oficial.

A caminhada dos Mambas no CHAN da Argélia continua, desta feita em Constantine, depois de mais de 15 dias em Argel, onde esteve a estagiar e a disputar a primeira fase da competição destinada a jogadores que actuam nos campeonatos internos.

A viagem para Constantine aconteceu esta quinta-feira, dia em que os Mambas realizaram uma sessão de treinos no campo anexo do Chahid Hamlaoui Stadium, palco do jogo deste sábado, diante do Madagáscar.

A deslocação a Constantine ocorreu depois de os jogadores terem ameaçado não seguir viagem para aquela cidade argelina, devido ao braço-de-ferro que mantêm com a Federação Moçambicana de Futebol devido ao prémio pela qualificação para os quartos-de-final da prova.

Uma situação, entretanto, solucionada em parte, uma vez que o organismo que gere o futebol moçambicano pagou parte da prometida premiação, ficando a outra parte refém dos apoios que esperam.

CONDE CONTA COM TODA A MÁQUINA

Chiquinho Conde conta com os 23 jogadores que estão à sua disposição na Argélia, depois de Ivan Urubal e Lau King terem estado sob cuidados da equipa médica devido a mazelas contraídas no jogo da terceira jornada do CHAN 2022 frente à selecção anfitriã.

A estes dois jogadores juntaram-se Victor, Bhéu e Infren, que também receberam o “ok” da equipa médica da selecção nacional para trabalharem sem limitações e a serem opção para o embate deste sábado.

Mussa Calú, médico dos Mambas realçou que os jogadores estão prontos para dar o seu máximo pela equipa de todos nós. “A avaliação que fizemos esta manhã leva-nos a crer que o estado clínico dos jogadores é satisfatório, na medida em que as lesões que ocorreram no jogo contra a Argélia foram, praticamente, curadas e, neste momento, os atletas que sofreram as lesões estão em bom estado e ainda não apresentaram nenhuma sematologia”, esclareceu Mussa Calú.

Relativamente a Ivan, guarda-redes que ficou lesionado ainda na primeira parte desse jogo, o médico garante que “evoluiu muito bem ao cabo das 48 horas de repouso que lhe foi imposto após o acidente”. Mas assegura ainda que “já fez um bom treino e não apresentou nada na quarta-feira, mas esta quinta-feira fez um treino e ficou com tonturas, contudo já conseguimos controlar a situação”.

Mussa Calú garante que “todos os jogadores estão em condições de jogar”.

Assim, Chiquinho Conde tem à sua disposição todo o arsenal para o jogo de sábado, podendo utilizar uma equipa equilibrada, a repetir o sistema utilizado diante da Argélia, o 4x3x3 que pode materializar-se num 4x3x2x1, caso opte por colocar Lau King no onze inicial.

SED PEDE QUE NÃO SE DESESTABILIZE OS MAMBAS

Gilberto Mendes diz que não há nenhum problema com os prémios do jogo nos Mambas. O Secretário de Estado do Desporto diz ainda que os moçambicanos devem parar de desestabilizar a selecção nacional, criando mau ambiente com polémicas.

Uma voz do Governo já se faz ouvir em relação ao pagamento do prémio do jogo aos jogadores dos Mambas, face à qualificação para os quartos-de-final do CHAN. Através da sua conta oficial no Facebook, Gilberto Mendes, veio destapar o véu.

“Parem de desestabilizar o grupo de trabalho que disputa o CHAN. Se somos realmente patriotas, paremos de criar polémica em relação à selecção que se encontra na Argélia, honrando as cores nacionais”, escreve Gilberto Mendes.

Na referida publicação, o secretário de Estado do Desporto diz ainda que os moçambicanos estão a desviar o foco dos jogadores.

“Eles estão a fazer história. Negativismo só prejudica a campanha. Chega! O ambiente na Argélia é bom e a moral está em alta. Não há problema nenhum com os prémios de jogo”, garante o governante.

Os Mambas jogam este sábado diante do Madagáscar, às 18h00.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos