As autoridades malianas notificaram a morte de oito soldados e a neutralização de cerca de 60 terroristas no norte do país durante uma incursão da aviação maliana numa região onde dezenas de civis morreram recentemente.
A operação ocorrida na sexta-feira tinha como objectivo a destruição de uma base terrorista perto do Burquina Faso e do Níger, onde, segundo as autoridades, houve combates violentos que provocaram a morte de oito soldados e a captura de 57 terroristas.
Ainda esta semana, segundo escreve a Lusa, que cita fontes locais, mais de 40 civis foram mortos em três dias em diferentes alegados ataques rebeldes a aldeias na região de Gao, no norte do país.
O Estado do Mali, liderado por uma junta militar após dois golpes de Estado em menos de um ano, não controla grandes áreas do país, particularmente no norte e no centro, onde a administração central está praticamente ausente.
Grupos rebeldes presentes no país têm vindo a intensificar os ataques contra a população civil, assim como contra o exército maliano, forças estrangeiras e forças das Nações Unidas.