O País – A verdade como notícia

Malawi decreta 21 dias de luto pelo vice-presidente Saulos Chilima

Foto: NW Flags

O Presidente malawiano, Lazarus Chakwera, decretou, esta terça-feira, vinte e um dias de luto nacional, em homenagem ao vice-presidente, Saulos Chilima, que perdeu a vida num acidente aéreo. E o Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo.

As bandeiras serão hasteadas à meia haste em todo o país, durante o período de luto de 21 dias. Paralelamente, o presidente Lazarus Chakwera nomeou um comité ministerial para supervisionar os preparativos para o funeral de Estado do seu vice-Presidente.

Todos os ocupantes do avião morreram no local do trágico acidente. Entre as vítimas estava a ex-primeira-dama Shanil Dzimbiri, ex-esposa do ex-presidente do Malawi Bakili Muluzi.
E o Presidente da República, Filipe Nyusi, enviou esta quarta-feira, uma mensagem de condolências ao seu homólogo Lazaruas Chakwera:

“Neste momento difícil, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de exprimir as nossas sentidas condolências a Vossa Excelência, ao Povo e Governo da República do Malawi, bem como à família enlutada. Estamos próximos de vós em orações e pensamentos, rogando que sejam abençoados com energiais que vos permitam suportar a dor severa que vos assola devido a esta perda irreparável”.

O Presidente da República lembrou ainda o contributo do Vice-Presidente malawiano na luta pela consolidação da estabilidade política num ambiente de democracia multipartidária na região, e no seu país em particular.

Até ao fecho desta matéria, a data da cerimônia fúnebre de Chilima e seus acompanhantes ainda não tinha sido anunciada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos