Moçambique vai, até ao fim de Outubro, receber mais um lote de equipamento militar não bélico da União Europeia, para reforçar o combate ao terrorismo. A informação foi avançada, quarta-feira última, pelo comandante da Missão de Treino da União Europeia.
Depois de, na semana passada, Moçambique ter recebido equipamentos militares não bélicos da União Europeia, através do chefe da Diplomacia, Josep Borrell, a organização avança que mais um lote vai chegar ao país.
A novidade vem do novo comandante da Missão do bloco europeu que treina militares moçambicanos.
“Até ao fim de Outubro deste ano, vai chegar o último equipamento das medidas urgentes”. Relativamente ao outro material, Rogério Martins de Brito diz que vai chegar ao longo dos dois anos, limite máximo para a entrega do material às Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
A Missão de Treino da União Europeia diz ainda que o pacote de apoio material é de quase 90 milhões de euros e “um hospital de campanha (hospital móvel) para poder ser projectado para a província de Cabo Delgado”.
Rogério Martins de Brito falava, quarta-feira última, depois de uma palestra sobre o papel da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa para a segurança e defesa internacional, realizada no Centro de Análise Estratégica em Maputo.