Mais dois pacientes morreram esta segunda-feira por COVID-19 na cidade de Maputo, onde já há 97 dos 126 registados no país, informou o Ministério da Saúde (MISAU) num dia em que mais 72 pessoas testaram positivo.
As vítimas mortais são do sexo masculino de 62 e 64 anos de idade. Ambos estavam internados e evoluíram para óbito em consequência do agravamento do seu estado de saúde, explicou a Direcção Nacional de Saúde Pública.
Até ontem, o país tinha um cumulativo de 583 pacientes internados, dos quais 32 continuam nos centros de internamento para pessoas com COVID-19 e em algumas unidades hospitalares. Destes pacientes, maior parte encontra-se na cidade de Maputo.
Dos pacientes ainda hospitalizados 15 são homens e 17 mulheres. Entre eles há uma criança de um ano e 14 com idade igual ou superior a 60 anos.
Dos 32 indivíduos internados, 15 apresentam estado clínico moderado, 13 em estado grave e quatro em estado crítico. “Os pacientes internados padecem de patologias crónicas diversas, sendo que as mais frequentes são a hipertensão arterial e as diabetes”.
A Direcção Nacional de Saúde Pública voltou a lamentar o facto de maior parte dos doentes chegarem aos hospitais já em estado avançado da doença, o que torna difícil a reversão deste cenário.
Nesse contexto, a Saúde apela à população a cumprir as medidas de prevenção do novo Coronavírus e alerta que indivíduos com idade superior a 65 anos e pacientes com doenças crónicas (hipertensão arterial, diabetes, câncer, HIV, tuberculose, etc.) estão mais propensos à COVID-19.
Esta segunda-feira, a Saúde reportou mais 72 cidadãos com infeção pelo novo Coronavírus. Assim, o cumulativo atingiu 15.109 casos, dos quais 14.802 de transmissão local e 307 importados.
E como nem tudo vai mal, mais 78 pacientes estão recuperados da doença, o que eleva o total para 13.229 pacientes livres do vírus.
Neste momento, o país tem 1.750 casos activos da COVID-19.