Arrancou esta terça-feira a campanha de apreensão de bebidas alcoólicas e tabacos sem selos nos mercados e estabelecimentos comerciais de todo o país.
No primeiro dia da operação em Maputo, o alvo foi o mercado Museu, onde foram apreendidas 6250 garrafas das quais 3575 bebidas espirituosas e 2675 vinhos.
Fernando Tinga, porta-voz da Autoridade Tributária, explica tratar-se duma campanha que visa garantir a implementação do diploma ministerial que estabelece a selagem obrigatória de bebidas alcoólicas e tabaco. E só nesta operação que iniciou no mercado do Museu onde foram apreendidas produtos no valor de 5 milhões de meticais.
Inconsoláveis estavam os proprietários das bancas que falam dos prejuízos e acusam as alfandegadas de agir de má-fé.
A campanha de âmbito nacional e que vai abranger todos mercados e estabelecimentos comerciais informais e formais envolve uma equipa multissectorial constituída pela Autoridade Tributaria, Associação dos produtores importadores de bebidas alcoólicas, Inspecção Nacional de Actividades Económicas, Polícia da República e Polícia Municipal.