Um grupo de 76 observadores eleitorais que integram a Missão de Observação da União Europeia (MOEU) partiram sábado com destino aos círculos eleitorais fora de Maputo, para acompanharem o processo de votação desta terça-feira.
Trata-se de observadores de curto prazo, ou seja, com a missão circunscrita apenas para o dia de votação e subsequentes, e cuja tarefa “incidirá sobre o acompanhamento da votação, a contagem e o apuramento distrital de resultados”.
O novo grupo chegou ao país desde o passado dia 10 do corrente mês e que se vai juntar a outros integrantes da missão, totalizando mais de 150 observadores.
“Estes observadores vão juntar-se aos observadores de longo-prazo presentes desde há um mês nas diferentes províncias do país, onde seguem a campanha eleitoral e os preparativos para o dia da votação.
No próximo dia 15 de Outubro, a Missão estará presente em todas as províncias do país com mais de 150 observadores” explicou o chefe da missão, Sánchez Amor, citado num comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.
“A Missão espera que a votação tenha lugar num ambiente pacífico e que todos os eleitores possam exercer o seu direito ao voto” desejou o chefe da MOEU.
Os resultados preliminares do processo eleitoral serão publicados “após as eleições” e, “algumas semanas depois” será “publicado um relatório final contendo todos os elementos e conclusões da Missão, o qual incluirá recomendações eventualmente para melhoria de futuros processos eleitorais” refere o comunicado.