Para o efeito foi, hoje, lançada a iniciativa. Na ocasião, Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego desafiou todos os jovens a participarem da iniciativa.
Com objectivo de incentivar a mentalidade criativa nos jovens, a nível de todo o país, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego lançou a edição VII do Concurso Jovem Criativo. Na ocasião, Oswaldo Petersburgo destacou os objectivos que se pretendem atingir com a iniciativa.
“Queremos uma juventude cujo brio não se cinja apenas na capacidade de identificar e debater problemas, mas sim o brio de trazer e implantar soluções, demonstrando, deste modo, a sua capacidade criativa, originalidade, qualidade, relevância social, cultura e económica”, disse o dirigente para depois avançar que “para este desiderato, o Prémio Jovem Criativo dá sua contribuição como um programa do Governo, que visa empoderar a juventude através da identificação, reconhecimento e distinção de jovens que se evidenciam, de forma impactante, nas áreas de empreendedorismo, inovação tecnológica e criação artística, gerando soluções concretas para as suas comunidades”.
Petersburgo destacou ainda a necessidade de os jovens pautarem por condutas exemplares, principalmente nas redes sociais. “Queremos aproveitar o ensejo para saudar e estimular os jovens e demais entidades que contribuem, positivamente, para uma postura exemplar dos jovens através da publicação de mensagens e imagens construtivas, quer em redes sociais, quer em outros canais tradicionais. Importa ressaltar que as redes sociais têm o poder de construir ou destruir, por isso convidamos todos a optarem por conteúdos que ajudem os adolescentes e jovens a assumirem uma postura patriótica, exemplar e eticamente correcta – é nossa responsabilidade individual construirmos o Moçambique que queremos”, destacou.
Por seu turno, a FUNUAP, em representação dos parceiros do projecto, destacou que os jovens devem aproveitar as facilidades tecnológicas existentes para inovar. “Temos consciência que há um potencial enorme de inovação e criatividade no seio da juventude moçambicana. Reiteramos que este tipo de eventos é uma oportunidade impar para despertarmos esse potencial quiçá adormecido por falta de oportunidades. Com a expansão das tecnologias de comunicação e informação e uso cada vez mais abrangente de redes socais, achamos que este é o momento de criar e fornecer plataformas e oportunidades para que os jovens possam explorar a sua inovação e criatividade, particularmente nesse contexto de pandemia da COVID-19”, avançou.
Lembre-se que, para este concurso, existem três categorias, nomeadamente, inovação tecnológica, inovação artística e empreendedorismo. A iniciativa decorre de 3 de Maio a 29 de Outubro, sendo que a premiação dos vencedores deverá ser feita em Cabo Delgado em homenagem às vítimas do terrorismo.