O País – A verdade como notícia

Mais de 230 mil crianças serão vacinadas contra Poliomielite em Maputo

Foto: O País

A quarta ronda de vacinação contra a doença arrancou, hoje, em todo o país. Na Cidade de Maputo o primeiro dia foi marcado por grande adesão.

A capital do país já teve um caso suspeito de poliomielite, mas, através de exames, concluiu-se que o paciente não tinha a doença.

Uma vez que os casos confirmados estão a aumentar no país e a vacinação é um dos melhores métodos de prevenção, 235 mil crianças menores de cinco anos serão imunizadas.

“O Poliovírus Selvagem está a circular no nosso país, então há necessidade urgente de cortarmos a transmissão para que nenhuma criança tenha a poliomielite. Esta doença é também denominada de paralisia infantil e é uma doença debilitante”, disse a directora municipal de Saúde, na Cidade de Maputo, Bélia Xirinda.

No Centro de Saúde de Xipamanine, por exemplo, a meta diária é de 300 crianças e o processo decorre sem sobressaltos, segundo fez saber a médica-chefe do distrito municipal Lhamanculo, Otilinda Camacho.

“Estamos a ter uma boa adesão por parte dos pais, educadores, entre outros responsáveis pelas crianças. Até este momento, já vacinamos 140 crianças”, explicou Camacho.

Assim como naquela unidade sanitária, o Centro de Saúde 1º de Maio vacinou, até a manhã de quinta-feira, mais de 100 crianças.

Como nenhuma criança deve ficar de fora, foram distribuídas 600 brigadas fixas e móveis pelos sete distritos municipais da Cidade de Maputo.

“Temos equipas que fazem o trabalho de casa em casa, nas escolinhas, nos mercados e em outros lugares de aglomeração de pessoas. Tratando-se de uma doença sem cura, a melhor forma de prevenir é através da vacina”, frisou Félix Alage, técnico de saúde.  

A quarta ronda de vacinação contra a Poliomielite vai terminar no domingo e prevê abranger mais de sete milhões de crianças, em todo o país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos