O País – A verdade como notícia

Mais de 100 mil israelitas protestam contra governo de Netanyahu

Foto: Observador

Mais de 100 mil israelitas saíram, este sábado, às ruas de Telavive pela 35.ª semana consecutiva para protestar contra o governo de Benjamin Netanyahu e a sua reforma judicial, que consideram ser antidemocrática.

Além dessas pessoas, realizaram-se manifestações de menor dimensão nas principais cidades do país, incluindo Jerusalém, em frente à residência de Netanyahu. 

O antigo ministro da Justiça, Avi Nissenkorn, que ocupou o cargo durante um dos mandatos de Netanyahu, afirmou num discurso em Telavive que “a democracia israelita está à beira de uma ditadura”, escreve o Observador.

Na sequência da aprovação, no final do mês passado, de uma lei fundamental de reforma judicial – que limita a capacidade do Supremo Tribunal de rever e anular as decisões do governo – o país aguarda uma audiência no dia 12 de Setembro, em que o tribunal irá analisar vários recursos contra a lei apresentados pela sociedade civil.

Além disso, embora o parlamento esteja actualmente parado até meados de Outubro, o governo tem planos avançados para prosseguir com o resto da legislação de reforma.

O movimento de protesto, que provém em grande parte do sector laico e liberal da sociedade israelita, considera que a reforma judicial põe em causa a democracia e tem realizado manifestações semanais desde que a iniciativa foi anunciada, em Janeiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos