Um grupo de homens armados sequestrou ontem 73 estudantes na Escola Secundária do Dia do Governo, no Estado de Zamfara, na Nigéria, anunciou a Polícia nigeriana.
“O Comando da Polícia estatal de Zamfara deseja confirmar o rapto de 73 estudantes da Escola Secundária do Dia do Governo, em Kaya, na área do Governo local de Maradun”, confirmou o porta-voz da Polícia, Mohammed Shehu, citado pelo Notícias ao Minuto.
O responsável explicou, ainda, que o sequestro foi antecedido pela invasão da escola por um número elevado de homens armados e que, neste momento, a Polícia e o Exército lançaram uma operação de busca e salvamento dos estudantes.
Por seu turno, o comissário estatal, Ayuba Elkana determinou o encerramento de todas as escolas primárias e secundárias do referido Estado com efeito imediato.
O rapto ocorreu depois de 18 estudantes e funcionários da Faculdade de Agricultura e Ciências Animais de Bakura, no mesmo Estado, terem sido sequestrados em 15 de Agosto, por homens armados e sido resgatados no final do referido mês.
Entre 27 e 28 de Agosto, foi anunciada a libertação de 140 estudantes e funcionários que tinham sido sequestrados em três raptos em escolas nos Estados de Zamfara, Kaduna e Níger.
A onda de raptos em massa tem ocorrido nos últimos meses na Nigéria, por grupos de homens armados que pretendem obter resgates lucrativos.