O País – A verdade como notícia

Macron quer combater desigualdades em África

Foto: O Guardião

O Presidente da França, Emmanuel Macron defendeu, esta sexta-feira, o combate às desigualdades em África para “prevenir as migrações”, algumas horas após o desembarque em Toulon de 230 migrantes a bordo do navio humanitário Ocean Viking.

“Neste momento decorre um debate em França sobre as questões migratórias, um debate muito importante que implica respostas muito fortes, rigorosas, etc.”, salientou o Presidente francês no decurso do Fórum de Paris para a Paz.

Para Macron este debate nunca ficará concluído se não existir uma verdadeira organização europeia que funcione, e ainda menos se “não soubermos resolver os problemas das desigualdades com o continente africano e as outras margens do Mediterrâneo”.

“A França não é uma ilha, nem se tornará provavelmente numa ilha nos anos que hão-de vir”, ironizou Macron.

O navio humanitário Ocean Viking desembarcou na manhã de ontem no porto militar de Toulon 230 migrantes socorridos no Mediterrâneo, com uma parte a ser relocalizada em outros países europeus.
O navio errou pelo Mediterrâneo durante três semanas sem um porto para acolher os migrantes e a sua chegada a França é inédita, num contexto de fortes tensões com a vizinha Itália.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos