O País – A verdade como notícia

Mabê e Ngulela para atacar pré-olímpico de basquetebol

É um facto. Leonel “Mabê” Manhique e Deolinda Carmen Ngulela irão treinar a selecção nacional de basquetebol sénior feminino no torneio pré-olímpico – zona africana de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2022-, prova a realizar-se de 14 a 17 de Novembro, em Maputo.

O anúncio será feito esta segunda-feira, numa conferência de imprensa a ser concedida pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).

O jornal “O País” sabe que a decisão foi tomada quinta-feira numa reunião havida na sede da Federação Moçambicana de Basquetebol.

Em cima da mesa, segundo apurámos, estiveram os nomes de Julian Martínez, espanhol que levou Moçambique ao quarto lugar no Afrobasket 2019, em Dakar Senegal, e Simão Mataveia, um dos adjuntos nesta competição.

Nasir “Nelito” Salé, que tem contrato com o Ferroviário da Beira até 31 de Dezembro de 2019, foi igualmente contactado pouco antes de 15 de Outubro, dia em que os moçambicanos foram votar.

Conhecido pelo seu rigor e disciplina, descartou a possibilidade devido ao “timing” em que foi contactado, até porque precisaria de certo tempo para começar a trabalhar com a selecção nacional.

Leonel Manhique e Deolinda Ngulela trabalharam juntos na selecção nacional que, em 2018, disputou os Jogos da Commonwealth, em Gold Coast, na Austrália.

Nesta competição, a selecção nacional de basquetebol sénior feminina averbou cinco derrotas em igual número de jogos. Perdeu, na estreia, no dia 6 de Abril, com a Austrália por 113-53. Dois dias depois, Moçambique caiu pés da Inglaterra (71-58). Vieram depois as derrotas com Canadá (85-53), e Nova Zelândia (79-63).

No “pré-olímpico”, Moçambique está inserido no grupo “A” do qual fazem parte RD Congo e Nigéria, campeã africana em título.

Já no grupo “B” temos as selecções nacionais do Mali, Angola e Senegal.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos