O País – A verdade como notícia

Loló Correia desmente informações de recenseamento clandestino no Gurué 

Foto: O País

O director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) desmente a informação posta a circular, dando conta do recenseamento de eleitores de forma clandestina num armazém no distrito de Gurué. Loló Correia, que esteve nos últimos três dias a trabalhar na província da Zambézia, para avaliar o processo de recenseamento em curso, explica que tudo não passou de mal-entendido.

De acordo com o responsável máximo do STAE, o que se deu no Gurué “é que os brigadistas de um dos postos de recenseamento eleitoral tiveram dificuldades de imprimir cartões de alguns eleitores porque as impressoras estavam sujas, carecendo de manutenção rápida. Mas, como algumas pessoas já tinham sido recenseadas, ou seja, cadastradas no sistema informático, para poder ter o cartão impresso, o acordo foi que os cartões seriam impressos, sim, mas no armazém, para onde os equipamentos seriam feitos a manutenção. Foi um processo coordenado com os respectivos donos dos cartões, que, na sequência depois da limpeza, a situação das impressoras foi normalizada. Os cartões foram impressos e entregues na sequência aos legítimos proprietários, tal como estava acordado”, disse Loló Correia, para quem todos os eleitores em causa estão, neste momento, com os cartões na sua posse.

O director-geral do STAE reconhece ter havido falha no processo, na medida em que os brigadistas não interagiram sobre o assunto com as partes interessadas no processo, no caso os partidos políticos, “daí este equívoco que veio ao público sem, no entanto, haver uma investigação realista sobre a matéria. Devo dizer que a situação ocorreu porque os brigadistas estavam ainda no processo de adaptação dos equipamentos e que, neste momento, está tudo normalizado e a correr da melhor forma possível”.

Ainda assim, o balanço do processo eleitoral, volvidas duas semanas, é positivo, de acordo com o director-geral do STAE, que, na manhã desta quinta-feira, manteve encontro de cortesia com o governador e a secretária de Estado da Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos