O País – A verdade como notícia

“Locomotivas” de Maputo revalidam e conquistam sexto título nacional consecutivo

É o quinto título consecutivo diante do Costa do Sol e o sexto na história. Foi, de resto, uma noite em que as “locomotivas” da capital provaram, mais uma vez, a sua hegemonia, tendo sido fortes em todos os sentidos, na quadra. Aliás, a prova disso são as distinções individuais que receberam no fim do triunfo, por 59-45, no jogo dois do “play-off” a melhor de três partidas, com a excepção do título de melhor ressaltadora que coube a poste Ilda Chambe, do Costa do Sol e o de melhor defesa a Nilza Chiziane, da A Politécnica.

Delma Zita, base do Ferroviário de Maputo chamou a si o título de MVP, ou seja, Jogadora Mais Valiosa da prova. Já a experiente poste, Odélia Mafanela, foi distinguida melhor marcadora e o título de melhor triplista foi para Anabela Cossa.
 
O Jogo…
O Costa do Sol entrou a pressionar, tendo estado melhor ofensivamente nos primeiros cinco minutos, obrigando o Ferroviário de Maputo a defender melhor e a usar a sua principal “arma”: o jogo exterior. E resultou, pois as “locomotivas” saíram do primeiro quarto a vencer, por 18-16.

No segundo quarto reinou o equilíbrio no jogo, com as duas equipas a marcarem poucos pontos e a sofrerem perdas de bola. Ao cabo do período o resultado era 28-26, a melhor para o Ferroviário de Maputo.

A entrada da segunda parte o Costa do Sol se mostrava muito nervoso com perdas de bola e a facilitar ofensivamente o Ferroviário, facto que custou à equipa, ao cabo do período, uma desvantagem de 12 pontos, ou seja, 44-32.

No derradeiro quarto o Ferroviário continuou forte, com tiros exteriores e mais concentrado. Já as “canarinhas” continuavam a cometer os mesmo erros, facilitando a vida das campeãs africanas que, mais uma vez, carregaram a taça de campeãs nacionais.

59-45 foi o resultado final do segundo jogo, tendo feito o dois a zero no “play-off”.
Do lado das “locomotivas” a melhor cestinha foi Odélia Mafanela com 13 pontos, já das “canarinhas” Ornília Muhlui esteve em bom plano com 12 pontos.

Na classificação final o terceiro lugar foi para a A Politécnica que derrotou o Ferroviário das Mahotas, por 74-68.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos