O País – A verdade como notícia

Lixo veta ruas no bairro Albazine

Foto: O País

Há ruas intransitáveis no bairro Albazine, na Cidade de Maputo, por conta do lixo que não está a ser removido há mais de um mês. Os munícipes estão agastados com a situação e sentem-se abandonados pela edilidade.

Com os contentores de lixo cheios, os resíduos são depositados no chão. Este é o cenário que se vive em várias ruas que fazem cruzamento com a Avenida Dom Alexandre, no bairro Albazine, na Cidade de Maputo.

Automobilistas são obrigados a partilhar as ruas com o lixo. “As viaturas com suspensão baixa têm tido dificuldades para passar; mesmo o meu carro com suspensão alta tem que fazer malabarismo para poder passar”, disse Mandlate, morador do bairro Albazine.

“É uma preocupação para nós, porque as moscas vão às nossas casas, coisa que não existia antigamente, é preocupante. Os camiões vinham remover o lixo, mas do nada tudo ficou parado. Outra vez, veio um camião e deixou o contentor de lixo por cima do lixo, e os moradores, quando vêem que o contentor está cheio, deixam o lixo no chão”, acrescentou  Alex Mangule, um dos residentes.

Segundo os moradores, o camião do lixo apenas recolhe os resíduos que estão nos contentores e o que está no chão fica para sua sorte.

Marisa, uma das residentes no bairro Albazine, é obrigada a manobrar para e procurar outra via para ter acesso à sua casa. “A minha casa está nas proximidades de um contentor de lixo, para que eu possa entrar, é um problema, tenho que sempre dar a volta.”

No entanto, o problema não pára por aí, a lixeira de Hulene ameaça engolir a estrada com matope. A chuva dos últimos dias faz com que as montanhas de lixo venham abaixo, fechando a estrada e dificultando a transitabilidade da via.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos