Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Livraria Fundza vai realizar, de 23 a 26, na Cidade da Beira, uma feira do livro. O evento inclui diversas actividades, com destaque para lançamentos e exposições de livros, conversas com escritores e sessões de autógrafos.
A nota de imprensa da Fundza avança que as comemorações arrancam às 9h do 23, na Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba, com o lançamento do projecto Livro em Movimento, no qual todos os leitores poderão fazer troca de livros.
No mesmo dia, às 10h, os alunos da Escola Privada Luz do Futuro terão a oportunidade de fazer uma visita à Livraria Fundza. A partir das 18 horas, no mesmo local, vai decorrer uma conversa subordinada ao tema “Promoção do livro em Moçambique: limites e possibilidades”. Fernando Chicumule, Belmiro Adamugy e Pedro Fote são os convidados para debater o tema.
No segundo dia, 24 de Abril, às 9h, os escritores Diogo Vaz e Whaskety Fernando estarão à conversa com alunos da Escola Secundária da Ponta-Gêa.
No dia seguinte, no Centro Cultural Português da Beira, a partir das 18 horas, o advogado Augusto Macedo Pinto vai lançar o livro “Beira, a origem do fim”, no qual o autor defende a tese de que a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marca o início da vida democrática em Portugal, pondo termo ao regime autoritário do Estado Novo abrindo caminho para a resolução do problema da guerra colonial, terá começado na Cidade da Beira.
Às 9h do dia 26 de Abril, os alunos da Escola Primária Completa de Macurungo vão receber os escritores David Melar e Pe. Alberto Luís Matimbire para uma conversa sobre livros e leituras.