As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) voltam a voar para Lisboa a partir do dia 12 de Dezembro.
A operação será feita por uma outra empresa, que cobrará à empresa moçambicana, por viagem, 42 mil dólares. Outro voo que começa em breve é o de Maputo-Cape Town, que custará, por mês, 85 mil dólares.
Depois de tantos anúncios, agora, sim, os bilhetes até já estão à venda para os voos Maputo-Lisboa, a partir de 12 de Dezembro deste ano. Serão três voos por semana em cada sentido. No entanto, as operações não serão feitas pelos profissionais da LAM, por estes não terem ainda conhecimento suficiente para ligações intercontinentais, como disse o Director-Geral da companhia, Pó Jorge.
Em termos de custos, prevê-se 42 mil dólares por viagem de Maputo a Lisboa, já que dura 10 horas. Ainda assim, a Fly Modern Ark diz que é sustentável, porque, por voo, poderá facturar, no mínimo, 600 mil dólares, e deduzidos os custos operacionais e os 42 mil, poderão restar para a companhia, 320 mil dólares de ganhos.
Outro voo que vai entrar em funcionamento é o de Maputo Cape Town a partir do dia 22 de Novembro próximo. O sistema é mais ou menos o mesmo. A diferença é que, neste caso, serão 85 mil dólares por mês, e a cobrança não é por hora.