Inicialmente prevista para arrancar a 21 de Agosto, a fase de qualificação da zona Norte para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal foi remarcada para 29 do mesmo mês e vai prolongar-se até 3 de Setembro, devido à indisponibilidade do pavilhão do Ferroviário de Nampula.
A prova contará com a participação de seis equipas, nomeadamente Ferroviário de Nampula, Academia New Vision de Nampula, Núcleo Desportivo de Expansão de Pemba, Niassa Basquetebol Team, Associação Desportiva Mucopelinhas de Nacala e Academia New Vision de Pemba. Os quatro primeiros classificados transitam para a outra fase.
Um dia antes do arranque da competição, ou seja, a 28 de Agosto, a Liga Moçambicana de Basquetebol deverá proceder ao sorteio. Na qualidade de cabeça-de-lista, o Ferroviário de Nampula ficará colocado na posição 1. As restantes posições, de 2 a 6, segundo a Liga Moçambicana de Basquetebol, serão definidas por sorteio, seguido do preenchimento da grelha das jornadas, respeitando as regras da FIBA.
Numa nota enviada ao “O País”, a Liga Moçambicana de Basquetebol clarifica que a inscrição de jogadores estrangeiros pelas Associações Provinciais deve obedecer ao Regulamento de Inscrições e Transferências, instrumento que preconiza a necessidade de apresentação da carta internacional (Loc-Letter of Clearance) para a sua validação.
O procedimento deve ser feito por solicitação à Federação Moçambicana de Basquetebol, que, por sua vez, irá confirmar junto à federação de origem do atleta estrangeiro.