O País – A verdade como notícia

Líderes da RDC e do Ruanda reunidos para busca pela paz

Os Presidentes do Ruanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, voltam, hoje, a encontrar-se em Luanda, numa cimeira tripartida, mediada pelo chefe de Estado angolano. O objetivo é buscar soluções para a paz na República Democrática do Congo.

Desde 2020 que Angola tem acolhido várias cimeiras para alcançar a paz na região, no quadro dos esforços regionais promovidos pelas organizações em que está inserida.

O Presidente angolano, João Lourenço, na qualidade de mediador indicado pela União Africana, tem tentado alcançar um cessar-fogo entre os grupos armados que operam no leste da República Democrática do Congo, apelando ao diálogo entre as partes envolvidas.

No mês passado, a RDCongo e o Ruanda chegaram a um acordo sobre um plano para desmantelar o grupo rebelde Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda.

Trata-se de um passo fundamental no caminho para a paz no leste da RDC, onde operam dezenas de grupos rebeldes, já que o fim do grupo rebelde é uma exigência do Governo ruandês, que colabora com o Movimento 23 de Março.

Embora as autoridades ruandesas neguem a alegada colaboração de Kigali com o M23, este facto foi confirmado pela ONU.

Por sua vez, o Ruanda e o M23 acusam o exército congolês de cooperar com os rebeldes das  Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda, fundadas em 2000 por líderes do genocídio de 1994 e por outros ruandeses no Congo, para recuperar o poder político no seu país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos