O País – A verdade como notícia

Líderes concordam em evacuar vítimas de tráfico humano na Líbia

Reunidos na Costa do Marfim, líderes europeus e africanos decidem levar a cabo operações de evacuação para ajudar migrantes vítimas de tráfico humano em campos na Líbia.

O anúncio foi feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron, quem afirmou que o resgate deverá começar nos próximos dias, sem adiantar mais detalhes.

A cooperação foi acordada durante uma reunião, na noite de ontem, na Costa do Marfim, local escolhido para a Cimeira da União Europeia e União Africana, entre 80 Chefes de Estado da Europa e África.

A decisão vem depois de um pedido feito pelo presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, para que todas as medidas urgentes sejam tomadas para pôr fim à venda de migrantes africanos como escravos em território líbio.

Segundo Macron, o chefe do governo líbio reconhecido pela ONU, Fayez al-Sarraj, concordou em cooperar, identificando os campos onde as cenas bárbaras foram registadas.

O escândalo na Líbia foi revelado há duas semanas pela emissora americana CNN e chocou o mundo. Imagens feitas com celular mostram homens negros, sendo apresentados a compradores do Norte da África no que seria um mercado de escravos próximo à capital do país, Trípoli.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos