O fardamento, distribuído por uma empresa que explora areia pesadas na Zambézia, beneficiou 1365 líderes comunitários e está avaliado em mais de 23 milhões de Meticais. O Governo local recebeu, também, três ambulâncias para ajudar na mitigação do ciclone Freddy.
A farda tem sido um elemento de estímulo para os líderes comunitários no país, em particular na Zambézia, uma vez que confere mais poderes e garante a legitimidade desta classe de apoio ao Governo nas comunidades.
Por isso, o executivo da Zambézia, em parceria com a mineradora chinesa de areias pesadas, denominada África Greet Wall Mining, adquiriu e distribuiu fardas aos líderes comunitários de três distritos.
A Secretária de Estado na província da Zambézia, Cristina Mafumo, enalteceu o papel da mineradora chinesa e disse: “Os líderes comunitários são os primeiros olhos do nosso Governo e ter fardamentos novos confere-lhes dignidade e melhora a sua apresentação junto da população”.
Os líderes comunitários e os administradores dos distritos beneficiários da iniciativa mostraram-se satisfeitos por receber novos fardamentos.
De acordo com TING Li, em representação da mineradora África Greet Wall Mining, o apoio ao Governo da Zambézia vai continuar e visa, em parte, ajudar as comunidades.
Além do fardamento, ainda alocou três ambulâncias e três milhões de Meticais para apoiar na mitigação dos efeitos do ciclone tropical Freddy, que há meses assolou Zambézia.