O País – A verdade como notícia

Liberianos voltam às urnas para eleger novo Presidente

Mais de dois milhões de eleitores estão inscritos para votar, hoje, na segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, que opõem o vice-presidente cessante Joseph Boakai e o lendário jogador de futebol liberiano George Weah, escreve o Notícias ao Minuto.

A data da segunda volta esteve inicialmente marcada para 07 de Novembro, mas questões relacionadas com os vários recursos apresentados, em que se denunciaram ilegalidades eleitorais na primeira votação, realizada a 10 de Outubro último, obrigaram o Supremo Tribunal a remarcar o dia.

Na primeira volta, o senador George Weah e Joseph Boakai não conseguiram obter mais de 50% dos votos, ambos tentam suceder a Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África e prémio Nobel da Paz em 2011, que está constitucionalmente impedida de se apresentar a um terceiro mandato.

Nos resultados apurados na primeira volta das eleições, que contaram com uma taxa de participação de 75%, o senador George Weah obteve 39% dos votos, à frente de Boakai, vice-presidente cessante e apoiado pelo Partido Unido (UP, no poder), com 29,1%, com os restantes 18 candidatos a dividirem o resto dos votos.

A Libéria, actualmente com cerca de quatro milhões de habitantes, foi fundada e colonizada por escravos americanos libertados com a ajuda entre 1821 e 1822, da organização privada American Colonization Society, na premissa de que os ex-escravos americanos teriam maior liberdade e igualdade nesta nova nação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos