O internacional moçambicano, Lau King, continua de pé quente e a marcar pelo quarto jogo consecutivo. Continua a liderar a lista dos melhores marcadores e a avançar para confirmar a sua coroa de rei dos artilheiros. Lau continua a ser o King dos golos do Moçambola.
O Moçambola 2022 caminha para a etapa final da primeira metade, com soluços das paragens frequentes, mas com alguns destaques. Em oito jornadas disputadas, já temos um goleador a evidenciar-se e a ser o osso duro de roer dos defesas.
Lau King começa nas mostras nesta edição do Moçambola, depois de não ter estado em grande nível nas duas edições de estreia no principal campeonato nacional de futebol.
Se na época passada o jogador da União Desportiva de Songo marcou menos que 10 golos, este ano já está a mostrar as suas valências. Nas primeiras oito jornadas, já marcou cinco golos e, este domingo, marcou pelo quarto jogo consecutivo, contando com o jogo da selecção.
Ou seja, marcou diante da Zâmbia, regressou ao Moçambola e marcou no empate diante do Costa do Sol, bisou diante do Estrela Vermelha da Beira para a Taça de Moçambique, e domingo deu a vitória aos “hidrioeléctricos” na recepção ao Ferroviário de Lichinga.
Está isolado na lista dos melhores marcadores, agora com cinco golos e a distanciar-se da concorrência, inicialmente com Isac, do Ferroviário de Nampula, Nené e Melque, da Black Bulls, estes todos que não marcaram nas duas últimas jornadas, e agora a juntarem-se o “touro” Victor e o “locomotiva” de Chiveve, Jafete, todos com três golos.
Nenhum jogador marca dois golos numa mesma partida do Moçambola há duas jornadas, desde que Victor bisou na vitória da Black Bulls diante da Associação Desportiva de Vilankulo, na 6ª jornada.
JORNADA COM 13 GOLOS APONTADOS
O Moçambola já produziu 97 golos nestas oito jornadas, incluindo os 13 apontados neste domingo.
Além de Lau King, outros destaques vão para Victor, da Black Bulls, e Jafete, do Ferroviário da Beira, que entram para o grupo dos que estão no topo dos artilheiros. Os dois jogadores apontaram o seu terceiro golo na temporada, a juntar-se a Isac, Nené e Melque, na terceira posição.
Outros destaques são de estreantes na lista dos marcadores. Danilo II estreou-se a marcar pelo Costa do Sol, sem, no entanto, evitar a derrota no “caldeirão” do Chiveve, na mesma partida em que Melven Ling também fez gosto ao pé, pela primeira vez no Moçambola 2022.
Shelton, do Ferroviário de Nacala, também fez a sua estreia na lista dos melhores marcadores ao marcar em Tchumene, ainda a dar esperança de um bom resultado diante da Black Bulls, quando fez o 1-2, mas debalde porque os “touros” reviraram o resultado e venceram por 3-2.
Seis jogadores marcaram pelo segundo jogo nesta temporada futebolística, nomeadamente Soares, do Ferroviário de Nacala, Kadre, da Black Bulls, Mário, do Ferroviário de Maputo, Edson, do Ferroviário da Beira, e Victor e Sibale, ambos da Associação Desportiva de Vilankulo, que deram a vitória da sua equipa na recepção à Liga Desportiva de Maputo.
Houve ainda mais um auto-golo apontado nesta jornada, a juntar-se às três que já tinham acontecido. Desta vez, foi Mayunda, do Ferroviário de Nacala, a ajudar a Black Bulls a vencer na partida que teve lugar no Complexo Desportivo de Tchumene.
MOÇAMBOLA 2022 MENOS OFENSIVO QUE DA ÉPOCA PASSADA
Entretanto, fazendo uma comparação entre as primeiras oito jornadas desta edição do Moçambola e a época passada, ainda que assumindo a redução do número de equipas, a presente temporada tem sido menos ofensiva.
Ou seja, este ano, foram marcados menos golos do que na época passada. Até à oitava jornada, em 2021, tinham sido apontados 125 golos, mais 28 golos que a presente edição.
Mas a oitava jornada deste Moçambola produziu mais golos que a mesma jornada do ano passado. Com 14 equipas em 2021, a oitava jornada produziu apenas nove golos, contra 13 da mesma jornada da presente época, com 12 equipas.
Os marcadores do Moçambola 2022 continuam a evidenciar-se e, na próxima jornada, a nona, antes da interrupção, e muito mais golos teremos.