Anualmente Moçambique perde milhões de meticais devido a fragilidades no controlo de mercadorias em trânsito. Estima-se que só nos últimos cinco anos, 67 biliões de meticais foram perdidos, o equivalente a cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
Os dados são preocupantes, por isso, o Governo quer reverter a situação. Nesse âmbito, a Autoridade Tributária (AT) lançou, esta segunda-feira, o Sistema Electrónico de Selagem e Rastreio de Carga em Trânsito (SEERC).
O serviço visa eliminar o contrabando e desvio de mercadorias que acabam sendo introduzidas de forma ilegal, no mercado.
O sistema que vai assegurar a selagem electrónica em tempo real através do recurso GPS/GPRS é doptado de tecnologia de ponta e permite a pronta actuação das autoridades em caso de tentativas de furto ou desvio de mercadorias.
Monitorado por uma central de comando que funciona 24 horas, o serviço vai funcionar em fase piloto nos corredores de Maputo, Beira e Nacala.
O sistema permite a selagem de carga em contentores, carga a granel, ou seja, diversa carga transportada em navios e combustível transportado em tanques.
Com o sistema, a AT garante que serão reduzidos os custos de transação, riscos e tempo de trânsito das mercadorias, bem como os incidentes causados nas tentativas de desvio de mercadorias como combustíveis, que acabam resultando em perdas humanas.
O serviço será operacionalizado pela Mozambique Electronic Cargo Tracking Services, uma firma seleccionada através de um concurso internacional, no ano passado.