A Associação Kulungwana e a MOZAL realizou, esta quinta-feira, uma conferência de imprensa de lançamento dos Prémios Mozal Artes e Cultura. O acto teve lugar na Galeria Kulungwana, sita na Estacão Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, na baixa da cidade de Maputo.
A partir deste ano, os Prémios Mozal Artes e Cultura ganham uma nova forma, passam a Concurso, ampliando e democratizando o acesso aos jovens artistas a nível nacional. Para a Mozal e a Kulungwana, o novo formato cumpre melhor os propósitos de abrangência e igualdade de oportunidades e ajuda a divulgar os trabalhos dos artistas, contribuindo para o desenvolvimento das artes em Moçambique.
Os objectivos dos prémios, este ano, enquadram-se na responsabilidade social da Mozal/South 32 e nos propósitos da Kulungwana, ao premiar o melhor artista anual em cada uma das sete (7) categorias, nomeadamente: Artes Visuais, Cinema e Audiovisuais, Dança, Design de Moda e Vestuário, Fotografia, Música e Teatro.
Para facilitar a submissão e a avaliação das candidaturas, foram elaborados regulamentos específicos por categoria. Estes regulamentos definem mais especificamente os critérios do concurso e colocam o foco principal nos profissionais criativos de cada área, responsáveis pelas obras, que têm habitualmente menos estímulos à formação e desenvolvimento profissional, em desprimor das profissões mais técnicas.
O novo conceito dos Prémios Mozal Artes e Cultura pretende absorver também, através de candidaturas anuais, uma amostragem dos melhores trabalhos e talentos moçambicanos nas sete (7) artes, podendo, através desta recolha, identificar novos talentos e abrir canais de contacto e novas oportunidades para os artistas nomeados e vencedores nestas áreas.
Os prémios, nos dois anos de implementação anteriores (2018, 2019), conseguiram criar um ambiente de grande espectativa no mundo artístico, o que, à época, lançou um novo dinamismo e estímulo à concorrência dentro de cada categoria, ambos factores promotores de crescimento e desenvolvimento da qualidade, competências e profissionalização nas áreas artísticas. Os artistas nomeados e premiados viram o seu nome e obras amplamente divulgadas, dando-lhes assim maior visibilidade nacional e internacional. Pretende-se que com a introdução das inovações nesta segunda versão, os objectivos sejam agora mais amplamente atingidos.