A Stewart Sukuma, Lda, inicia este ano o projecto Celebrar, que se estreia celebrando uma figura incontornável da fotografia e do jazz, Ricardo Rangel. O projecto consiste na divulgação de artistas e agitadores culturais de diferentes ramos.
O projecto denominado “Celebrar Rangel – A Lente e o Jazz: Uma vida Dedicada à Fotografia e ao Jazz” é uma parceria entre a União Europeia, Associação Kulungwana e da Associação Moçambicana de Fotografia e Centro de Formação
Fotográfica.
De acordo com Stewart Sukuma, pretende-se, com o CELEBRAR, que os mais jovens compreendam a coragem e obra de um fotógrafo que fez da sua lente um instrumento de combate a vários males. Um homem, que ultrapassou na sua abordagem o conceito básico do registo fotográfico e que para fixar etapas da nossa história, tocou e influenciou consciências.
Por ter denunciado, na sua trajetória, os horrores do colonialismo, Rangel desperta a importância e a força da fotografia para um mundo novo, o mundo da justiça e igualdade.
“Importa referir que o Projecto CELEBRAR surge para preencher o vazio que existe no que respeita à informação sobre os artistas moçambicanos em geral, e, em particular relembrar aqueles que realmente merecem um destaque pela sua postura, obra e pela valiosa contribuição na vida social e artística em Moçambique e no mundo”, disse Sukuma.
A exposição terá lugar no dia 26 de Outrubro às 18h.