O País – A verdade como notícia

Kugoma abre candidaturas para 12ª edição

No passado dia 1 do mês em curso, o Kugoma – Fórum de Cinema de Moçambique abriu as candidaturas para a 12ª edição do evento que reúne em concurso curtas-metragens produzidas a nível nacional e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste.

À semelhanca do ano passado, neste contexto em que as salas de cinema continuam encerradas, o Fórum de Cinema de Moçambique vai continuar com a mesma modalidade de divulgação de filmes e sessões afins, recorrendo a plataformas online e a parcerias com televisoes nacionais.

Para a 12ª edição, são elegíveis todos os filmes curtas-metragens com duração máxima até 15 minutos. “Aceitamos documentários, ficção e desemhos animados, em 2D ou em 3D, desde que tenham uma história por contar. Depois, o júri fará a selecção para que os cineastas façam parte desta grande festa”, explicou o produtor do Kugoma, António Maxlhaieie.

A 12ª ediçao do Kugoma vai premiar as melhores curtas-metragens submetidas ao concurso. No entanto, adverte o produtor: “Não queremos que as pesosas concorram pelo dinheiro ou pelo prémio, queremos que as pessoas concorram pelo gosto de fazer a sétima arte”.

Além de premiações simbólicas, esta edição inclui organização de seminários e promoção de intercâmbio entre os cineastas. Com a interacção, o objectivo também é apoiar os cineastas na produção de projectos consistentes, visando a busca de financimaneto.

As cadidaturas para 12ª edição do Kugoma estarão abertas até 30 de Junho.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos