O País – A verdade como notícia

Kiev recebe cimeira União Europeia-Ucrânia

Foto: DW

Decorre, esta sexta-feira, a cimeira Europeia-Ucrânia com uma agenda focada, entre outros aspectos, no processo de adesão da Ucrânia ao bloco e na resposta europeia à guerra. Entretanto, os EUA preparam um pacote de ajuda a Kiev, que inclui mísseis de longo alcance.

Trata-se da primeira cimeira União Europeia-Ucrânia desde o início da ofensiva militar da Rússia, iniciada quase há um ano, e desde que o Conselho Europeu concedeu à Ucrânia o estatuto de país candidato, em Junho de 2022.

Segundo a DW, na mesa da cimeira estarão o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell.

Na véspera do encontro, Ursula von der Leyen chegou à capital ucraniana acompanhada por mais de uma dezena de comissários europeus para um conjunto de reuniões bilaterais com o Governo ucraniano, de acordo com a imprensa internacional.

Em declarações feitas em Kiev, já ao lado do Presidente ucraniano, Ursula von der Leyen afirmou que a UE conta adoptar o décimo pacote de sanções à Rússia até 24 de Fevereiro, data em que se assinala um ano desde o início da invasão da Ucrânia.

Ainda ontem, o Parlamento Europeu aprovou uma deliberação que exorta a UE a concretizar a adesão da Ucrânia e a avançar com o décimo pacote de sanções à Rússia, no mesmo dia em que o Conselho da UE adoptou o sétimo pacote de assistência militar à Ucrânia, no valor de 500 milhões de Euros, e uma verba de 45 milhões para financiar a Missão de Assistência Militar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos